terça-feira, 15 de março de 2011

REDE CELPA AVISA CONSUMIDORES

Tarifa sob risco no Pará, Mais de 500 mil podem perder desconto na conta de luz .

Mais de 500 mil pessoas correm o risco de perder o benefício da tarifa social de energia elétrica no Pará por ainda não terem se cadastrado na Celpa. Segundo a coordenadora de atendimento ao cliente da Celpa, Letícia Vieira, são pessoas que recebem de forma automática o benefício e se não forem à concessionária se cadastrar vão perder a oportunidade, garantida pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que concede descontos de até 65% a usuários de baixa renda.

Em janeiro deste ano, 57.707 já perderam o direito à tarifa, entretanto ainda existe possibilidade de o consumidor garantir o benefício. "Basta se dirigir à Celpa para fazer o cadastro e receber a tarifa social dentro dos critérios previstos na Lei 12.212/2010 e estar munido dos documentos necessários. Se a pessoa não saiu do imóvel, o cadastro tem que ser feito única vez, mas caso ela se mudou é conveniente que peça para ativar um novo Número de Identificação Social (NIS) e encerrar o contrato do NIS anterior", orienta Letícia Vieira. ORM


Após fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou o prazo para a atualização de cadastro dos consumidores baixa renda, que consomem entre 68 e 79 kW/h, e dos autodeclarados para o consumo de até 220 kW/h. A data terminava em 1° de março, e passou para 1° de junho deste ano. "No primeiro caso, o novo prazo é válido para aqueles que ainda não se inscreveram no CadÚnico. A segunda situação envolve os consumidores que, há algum tempo, foram até a Celpa, preencheram a autodeclaração de renda e passaram a receber o benefício da tarifa social de baixa renda para o consumo de até 220 kW/h, mas que naquele momento não tinham bolsa família".

O NIS é um registro que o consumidor recebe por meio do Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico), do MDS. Para ter direito ao desconto, o consumidor deve estar inscrito no CadÚnico e possuir renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

O CadÚnico é de responsabilidade do MDS e o cadastro de beneficiários é feito pelas prefeituras municipais. Também serão beneficiados os portadores de doenças com tratamento que exige o uso contínuo de aparelhos elétricos, com renda mensal de até três salários mínimos e desde que inscritos no CadÚnico, e as pessoas que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Para fazer o cadastramento, o titular da fatura de energia elétrica deve ir até uma Agência de Atendimento da Celpa ou ligar para a Central de Atendimento (0800 091 0196), munido do NIS ou do BPC, a conta de energia de sua residência, CPF e a Carteira de Identidade ou outro documento com foto.

Lei -
Os prazos vão de dezembro/10 a novembro de 2011. No intuito de alertar os beneficiários do programa sobre a necessidade da atualização cadastral e das mudanças impostas pela nova lei, a Celpa começará a veicular, nesta semana, uma campanha de orientação aos consumidores.
FAIXAS DE DESCONTO
Faixa de desconto (%) Consumo (kW/h)
Até 30 65
De 31 até 100 40
De 101 até 220 10
Acima de 220 0


As famílias indígenas e quilombolas têm direito a 100% de desconto até o limite de consumo de 50 kw/h por mês.
PRAZO DE CADASTRAMENTO
Prazos de perda do benefício para os consumidores que recebem o desconto da Tarifa Social de forma automática, sem ter feito o cadastro com o NIS.


Média móvel de consumo (kWh) Data
Maior ou igual a 80 01/12/2010
Maior que 55 01/06/2011
Maior que 30 01/09/2011
Menor ou igual a 30 01/11/2011

O procedimento é uma exigência da Aneel e determinado pela Lei 12.212, publicada no ano passado, ampliando os critérios de concessão do benefício estipulados pela lei anterior (nº 10.438/2002), que concedia descontos de 10% a 65% conforme a faixa de consumo para famílias declaradas ou com características de baixa renda. A Aneel estipulou um cronograma para a perda dos descontos da TSEE de acordo com as médias de consumo mensal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...