quinta-feira, 31 de março de 2011

Prefeito Danilo fala sobre herança maldita e projetos para Trairão

Danilo Vidal critica herança maldita deixada pela administração de Ademar Baú e fala com otimismo da expectativa dos grandes projetos que seu governo vem implantando em seu município.
Da redação: http://www.agorahoje.com/

Prefeito Danilo Miranda(PMDB)
O primeiro desafio do prefeito Danilo Vidal de Miranda (PMDB) foi tornar o município de Trairão adimplente para a captação de recursos e programas das outras esferas de governo. Dois anos de martírio político, segundo ele, sem receber recursos atrapalhando totalmente o bom andamento dos projetos do governo e ate mesmo suas promessas de campanha.


A administração passada deixou ‘rastro’ de pólvora de tantas dividas, permitindo com isso que o município não recebesse absolutamente nenhum programa financeiro. Esses dois anos então foram somente para sanar o enorme debito administrativo, o que conseqüentemente emperrou todos os projetos, segundo ele, direcionando para um dos piores reflexos do governo de Ademar Bau.


Aliviado por cumprir com as obrigações burocráticas, o que ocorreu somente em novembro do ano passado, agora e resolver os problemas mais urgentes e desingessar a economia, partindo do princípio de que sem a legalidade nada funciona e nem os projetos conseguem sair do papel. Seus pensamentos não são perseguir nenhum prefeito, ex-prefeito e muito menos quem não o apoio na eleição, mas sim, a necessidade da população diante de tantos problemas que dependem da prefeitura e do conjunto político eleito pela região.

Emancipação – o grande sonho da então Vila de caracol é se tornar município. O primeiro passo já foi dado, segundo o prefeito. “transformamos a Vila em Distrito, publicado no Diário Oficial e tudo e estamos dando total apoio a essa redivisão do nosso município”, disse Danilo, aproveitando para lembrar que também e favorável e apóia incondicionalmente o Estado do Tapajós.


Casas populares – através do Programa Minha Casa e Minha Vida o prefeito já conseguiu 29 casas populares, que brevemente já estarão sendo construídas. E mais casas estão sendo pleiteadas junto ao mesmo programa para atender mais famílias carentes. O pedido já foi assinado.


Banco do Brasil – o Banco do Brasil para o prefeito é o grande fomentador do comercio na região, estendendo principalmente a agricultura, com seus financiamentos em vários aspectos. Informou que  está desde o inicio do ano passado em conversação com a superintendência do BASA, e os últimos direcionamentos apontam para a possibilidade de uma agencia do BB estar sendo construída brevemente em Trairão e atendendo a toda a comunidade. “Trairão já deveria estar com essa agencia bancaria funcionando. Mas estamos lutando para facilitar esse acesso a qualquer questão bancaria, evitando o deslocamento para Itaituba e os constrangimentos financeiros como as enormes despesas para os colonos, comerciantes, e a população em geral que precisa de agencia bancaria todos os dias.


SAUDE – o prefeito não esconde que há necessidade de um tratamento melhor à saúde, mas lembra também que esse fato é uma questão generalizada. “A saúde do nosso pais vai mal. Mas estamos fazendo o possível, para atender a população, embora a dificuldade seja grande”, afirmou avaliando que as condições financeiras do município não estão boas para atender a vinda de um médico, por exemplo. Mesmo assim, Trairão ainda é um dos poucos municípios que possui um cirurgião e um pediatra que atende 24 horas no hospital.


VIVO – a prefeitura já fez o pedido para o próximo plano de expansão uma torre de celular para o distrito de Caracol que é a maior concentração de população depois da sede.


BOLSA AJUDA(cartão dignidade) - um programa para ajudar as pessoas que não possuem renda e nem estão inclusas em nenhum outro programa do governo federal como o Bolsa família, por exemplo, analisando para
 lançar um cartão municipal para ajudar aqueles que realmente precisam.


ÁGUA – apesar de ter recebido o município com 16 anos de mandato consecutivos, mais sem sequer alguma família que tenha uma torneira com água clorada em casa. O Prefeito esta finalizando um convenio grande com o PAC para o abastecimento de água no município. Mais da metade já esta feito. Foi iniciada a encanação no bairro do cacau e brevemente bairro industrial estará recebendo um micro sistema e na comunidade de três bueiras esta sendo finalizada a estruturação, sendo que toda a encanação já esta quase pronta para levar a água do poço que também esta pronto, para todos as famílias da comunidade. O importante para ele e não abastecer apenas as comunidades de água, mas sim levar a água de boa qualidade para todos.


DESEMPREGO- A economia do município anteriormente dependia exclusivamente da exploração madeireira que diminuiu bastante devido as complicações com a exploração irracional da madeira, mas as empresas que estão fazendo o serviço de terra plenagem na BR-163 tem absorvido uma soma muito grande de pessoas que estavam desempregadas, apesar de que são quase que na totalidade serviço especialmente para os homens, gerando também impostos para o município.


Disse que muitas serrarias estão paradas devidos a não liberação dos projetos de manejo, lembrando que gostaria que o governador Simão Jatene colocasse a SEMA para funcionar e aprove pelo  menos os projetos de 100 hectares para que possa voltar a absorver a Mão de obra hoje parada.


AGRICULTURA – a prioridade foi melhorar as vicinais das grandes produtoras do município, mas mesmo assim, as maquinas estão funcionando no inverno e verão, no sentido de garantir o escoamento da produção. Outro fator importante,  é a garantia da luz através do programa LUZ PARA TODOS. Danilo lembrou ainda que os agricultores levam seus produtos praticamente de graça para Itaituba, pagando apenas a balsa para travessia. A prefeitura garante o combustível dos dois caminhões para facilitar mais ainda a economizar e melhorar o ganho mensal das famílias alem que os produtos também chegam a mesa do consumidor bem baratos.  Em administrações anteriores, a secretaria de agricultura do município nunca funcionou, na  mesma, 
 existia somente um funcionário sendo que este era o secretário, o qual cuidava somente de seus interesses próprios.


ASFALTAMENTO DA BR 163 – Vê com muita satisfação esse asfaltamento, afinal já não era sem tempo. Citando que tudo o mais vai melhorar na região. “É o fim  da espera de 35 anos do tão sonhado progresso da região.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...