quarta-feira, 15 de junho de 2011

FESTIVAL DA BANANA DE TRAIRÃO É PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DO PARÁ

Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Aírton Faleiro (PT),( diga-se de passagem, foi o único deputado estadual  que veio prestigiar o evento em nossa cidade) tornou o Festival da Banana, do município de Trairão, Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará. O PL foi aprovado na manhã desta quarta-feira, 15, pela Assembléia Legislativa.

O Festival da Banana   entrou para o rol dos melhores e maiores festivais do oeste paraense  na administração do prefeito Danilo Miranda, é que depois de onze anos ausente do calendário cultural do município de Trairãoo  atual gestor maior de nosso município,  trouxe de volta ao calendário cultural (e ninguém  sabe explicar  porque  a cultura trairense ficou 11 anos  esquecida e abandonada), um evento que além de elevar o nome de nossa cidade, traz geração de emprego e renda durante os dias que acontecem o festival.


HISTÓRICO –A 1ª Feira da Banana foi realizada no ano de 1997 e um dos principais destaques do evento foi a escolha da "miss banana".


 Após ficar 11 anos ausente do calendário cultural do município, em 2009 a Feira se transformou em Festival da Banana, tendo como principal objetivo promover a valorização do agricultor em todo tipo de cultura promovendo a exposição e venda do produto.

 
O festival também serve como estratégia para alavancar o desenvolvimento local da economia, com a abertura de novos horizontes para a geração de emprego e renda das famílias de agricultores de Trairão.

 
Na programação constam apresentações culturais; desfile e escolha da rainha do Festival; desfile para demonstração das roupas confeccionadas com a fibra da bananeira, atividades desportivas Maratona, ciclismo, torneio de futebol, entre outras atividades.

Grupo de dança carimbó da escola Everaldo Martins, momento em que ia se apresentar no Festival da Banana de 2010.

Deputado Airton Faleiro, autor do PL que tornou o Festival da Banana patrimônio cultural e Imaterial do Pará e  Danilo Miranda, o prefeito que resgatou a cultura trairense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...