quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CELPA publica pedido de recuperação judicial (concordata)

Há mais de 4 anos em dificuldades financeiras a Celpa jogou a toalha e na tarde desta terça-feira, 28, divulgou fato relevante revelando que entrou com pedido de recuperação judicial, o equivalente jurídico à concordata.


 A agravamento da crise da companhia
"A despeito dos esforços da administração junto a credores e potenciais investidores, o pedido de recuperação judicial mostrou-se inevitável diante do agravamento da situação de crise econômico-financeira da Celpa e do imperativo de proteger a continuidade dos serviços públicos por ela prestados", diz um trecho da nota da empresa.
 A empresa de pior desempenho do Grupo Rede Energia
        A Celpa é o patinho feio do Grupo Rede. Enquanto outras empresas de energia do grupo são superavitárias, a Celpa amarga uma dívida de curto prazo de R$ 1,4 bilhão e o mesmo valor a longo prazo.
        Com o pedido de recuperação judicial, os credores de curto prazo deverão tomar o mesmo caminho se não tiverem tutano para aguentar o tranco. Os credores de longo prazo tendem a perder o prazo de vista.
Solução seria a venda dos ativos
        O Grupo Rede Energia convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para 19 de março para discutir possíveis cenários no decurso da recuperação judicial e como sair dela. Uma das alternativas pode ser a venda da empresa. Creio, entretanto, que dificilmente alguém com juízo empresarial queira investir em uma distribuidora cujo passivo aponta para uma liquidação.
Eletrobrás é a tábua de salvação
        A melhor solução, dado o alcance difuso das atividades da distribuidora, seria a Eletrobrás assumir o prejuízo antes que o choque mate quem o distribui, pois os curto-circuitos já são arcados pelo distinto usuário.
        Clique aqui para ler o inteiro teor do fato relevante publicado pela Celpa na CVM (o arquivo requer leitor de PDF). Fonte, Blog do Parsifal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...