segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Santarém:Incra conclui etapa de 160 casas no PAE Eixo Forte

              A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Oeste do Pará concluiu uma etapa que envolvia a construção de 160 casas no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, Município de Santarém (PA). O investimento total foi de R$ 2,4 milhões. As últimas 14 casas concluídas foram entregues na noite do último sábado (11), na comunidade Ponta de Pedras, conhecida pela bela praia e pelo festival, anual, do Charutinho.
              As 160 casas foram construídas num período de pouco mais de um ano. Os recursos aplicados são oriundos do Crédito Instalação, modalidade Aquisição de Material de Construção, repassado pelo Incra. Cada família acessa, por meio de entidades representativas das comunidades e do assentamento, R$ 15 mil. O investimento é revertido em material de construção e no pagamento da mão de obra, em geral, do próprio assentamento. O Incra faz o acompanhamento da operacionalização dos recursos, desde a fase de cotação de preço dos produtos até a inauguração das casas.
              “Para todas as famílias, esse é um projeto importante. A primeira etapa do nosso objetivo foi alcançado: saiu uma casa de qualidade, e as famílias estão felizes”, avalia o presidente da Federação das Associações Comunitárias do PAE Eixo Forte, Ladilson Amaral.
              Ao todo, foram atendidas 15 comunidades do PAE Eixo Forte, priorizando as famílias que viviam em condições mais precárias. O casal Antonio Belém da Silva, 32, e Maria Natália Vieira Branches, 24, recebeu as chaves da nova casa no último sábado e providencia hoje a mudança. Eles viviam numa casa de palha e chão batido, com duas filhas, e lembram que a antiga moradia tinha apenas um cômodo fechado, o quarto. O casal temia os dias de chuva na casa de palha.
              O assentamento - O PAE Eixo Forte foi criado em 2005, possui cerca de 12.700 hectares e capacidade para 1.400 famílias. Está dividido em 16 comunidades, as quais, muitas delas, envolvidas em festivais gastronômicos e culturais que integram o calendário anual de eventos de Santarém.
Assessoria de Comunicação,Jornalista responsável: Luís Gustavo, Superintendência Regional do Incra no Oeste do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...