segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mais um sonho concretizado, “Terra Legal” repassa título de área urbana ao Município de Trairão

Depois de mais de 20 anos de espera,finalmente os trairenses podem dizer que são verdadeiramente donos de seus terrenos.

Prefeito assinando documentos na solenidade de entrega,
sendo observado por Raimundo Castanheira.
O Município do Trairão viveu nesta sexta-feira(10), um dia histórico em sua biografia, aonde após mais de 20 anos de espera finalmente conseguiu obter regularização de lotes urbanos com a entrega de Título referentes aos bairros Jardim Amadeus, Palhal e centro, assim como também da área urbana do Distrito de Bela Vista  do Caracol.

Presidente da Câmara Toinho,Raimundo Castanheira e
Prefeito Danilo Miranda.
A solenidade oficial  ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores, onde para efetuar a entrega, esteve presente o coordenador estadual do Programa terra legal e na condição de representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Dr. Raimundo Castanheira. Antes que a solenidade iniciasse, compuseram a mesa oficial juntamente com o  Coordenador do Terra legal, o Prefeito Danilo Miranda, Presidente da Câmara Antônio Carlos Coelho de Moura (Toninho), vereadores Janete Leal, Iziquiel,Edgar Amorim, Elzimar Ramos (Betona), Brizola, e representantes do INCRA. Destacamos ainda, a presença do  empresário Sátil do Caracol, que esteve presente com comitiva composta por presidentes de entidades e moradores daquele Distrito, bem como também de lideranças comunitárias como o amigo Luiz Cutia da Agrovila de Jamanxim o qual vei com comitiva daquela comunidade, entre outras lideranças. 

A população atendeu ao convite do Prefeito
e lotou o plenário da Câmara
Inicialmente o Coordenador Estadual do Programa Terra Legal elogiou a postura administrativa do prefeito Danilo Miranda, dos vereadores e de entidades representativas de classe que colocaram a questão dos títulos urbanos como prioridade, vendo esse ato como um desafio de consolidação de um modelo implantado no país e que agora chega ao município do Trairão, e que essa política agrária está regulamentada pelo Estatuto da cidade.

Prefeito com Raimundo castanheira e vereadores
 exibindo o título de terras
O Presidente da Câmara, vereador
Toinho, agradeceu a presença de todos, destacando a grande importância do ato da entrega dos títulos, já que esse era um antigo anseio da população, lembrando que a Câmara teve papel preponderante junto com o executivo que não mediu esforços para que se concretizasse esse primeiro passo, a entrega da légua patrimonial Urbana ao Município por parte da união.

Prefeito ladeao por empresários e lideranças do
Caracol e Jamanxim que vieram prestigiar o evento.
Já Danilo Miranda, ao fazer uso da palavra, fez um apanhado geral de suas ações enfatizando que ao assumir a gestão do Executivo Municipal, colocou três prioridades como ações de governo:  implantação de comunicação em telefonia móvel  da Vivo no município,  implantação de abastecimento de água e os documentos das terras urbanas do Município.


Prefeito com Secretário de Administração Antonio Leocádio
 e ténicos do INCRA(barbudo e Aretusa)


Mas o Prefeito cobrou do representante do MDA que seja também efetuada regularização das terras nas áreas rurais, assim como o complemento 100% da área urbana, já que a titulação contempla apenas parte da Cidade. Entre os benefícios com a titulação, Danilo Miranda ressaltou o aquecimento na economia local, já que a Prefeitura também vai arrecadar com a expedição dos títulos aos moradores, que agora já podem se considerar de fato e de direitos donos de suas casas.
O Prefeito também citou os entraves que tem enfrentado com a falta de legalização das terras, entre eles não poder comprar terrenos para construir creches, escolas, postos de saúde etc. O gestor maior do executivo trairense encerrou seu discurso alertando aos presentes que assim que o Município também seja contemplado com a regularização ainda das terras na zona rural, Trairão dará um grande salto em sua economia com sua produção agrícola se expandindo com muita rapidez, para isso vai continuar cobrando do governo federal a titulação de toda a zona urbana e zona rural. Fonte e fotos, Nazareno Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...