quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mais movimento para nossa região: 25 milhões de toneladas de soja previstos na safra 2013/2014 em MT

Campo de soja da safra passada, no município de
Belterra,Pará. Produção pequena, mas grande
corredor de exportação
 Com o aumento da área plantada e tendo como base o incremento da produtividade média dos últimos cinco anos, produtores do Estado de Mato Grosso esperam produzir 25,28 milhões de toneladas de soja na safra 2013/2014, cujo plantio deverá ter início nas próximas semanas. Se esse número for confirmado, será o novo recorde de produção naquele Estado. O Pará, 14º produtor, não tem ainda previsão. Mas os seus portos vão receber um volume consideravelmente maior de soja para exportação. O porto de Santarém, que embarcou cerca de 1 milhão de toneladas de grãos na última safra, deverá aumentar bastante esse volume, com as melhorias na BR-163.

Atualmente está em vigor a quarentena sanitária 
contra a chamada ferrugem asiática. Logo mais
 começa o plantio da próxima safra
 Estimativa de Área – Soja: Safra – 2013/14
Neste primeiro levantamento com a intenção de semeadura de soja da safra 2013/14 do Imea, que é referente à expectativa de área e produção para o estado do Mato Grosso, é esperado um aumento de área de 4,90%, com isso a área será de 8,28 milhões de ha, dando continuidade a conversão de pastagem em lavoura.
A elevação na área semeada com a oleaginosa, não é uniforme no Estado. A região do Médio Norte que tem pouca área apta para se tornar lavoura, deve ter um incremento de apenas 0,79%. Por outro lado, a região Norte ganha destaque no levantamento, por ter uma projeção de aumento de 64,63%, passando de 127 para 210 mil ha, continuando a conversão de pastagem.
Com o aumento de área, a produção também foi alterada, tomando como base a produtividade média dos últimos cinco anos, a produção foi projetada em 25,28 milhões de toneladas. Se esse número for confirmado, será o novo recorde de produção do Estado de Mato Grosso.
O incremento de produção será de 7,16%, superior ao aumento de área, esse fato se deve ao aumento da produtividade, visto que nessa safra, o Estado sofreu com adversidades climáticas que prejudicaram principalmente o plantio e a colheita da oleaginosa.
O maior aumento da produção em relação à safra passada fica com as regiões Médio-Norte e Nordeste que juntas somam 904 mil toneladas, ou seja, 7,2% do incremento de produção na safra 13/14. O menor incremento de produção vem do Sudeste com 0,85%, haja vista que a sua variação de área e produtividade foram pequenas em relação à safra passada.
Fonte: Blog do Manuel Dutra com informações do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...