quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SAÚDE E BEM ESTAR, CINCO FATOS CURIOSOS SOBRE A ASPIRINA

A aspirina é um medicamento muito utilizado no mundo todo. O principal ingrediente da aspirina, que é encontrado em extratos vegetais, tem sido usado por séculos como analgésico.
No final de 1800, um químico sintetizou um composto, chamado ácido acetilsalicílico, que foi bem tolerado pelas pessoas e transformado nos comprimidos das famosas aspirinas que nós utilizamos hoje.
Além de aliviar a dor, a aspirina pode ter vários outros efeitos sobre o corpo. Agora vamos apresentar para vocês 5 fatos curiosos sobre a aspirina:
1 – Aspirina reduz o risco de ataques cardíacos - Tomar uma dose baixa de aspirina por dia pode reduzir o risco de ataques cardíacos. Isso porque a aspirina impede que as células chamadas plaquetas se aglomerem dentro dos vasos sanguíneos.
Segundo a American Heart Association, é recomendado o uso de aspirina diariamente para pessoas com alto risco de ataque cardíaco, ou que tenham sobrevivido a um ataque cardíaco. No entanto, as pessoas devem falar com o seu médico antes de adotar a aspirina, pois o medicamento pode ter efeitos secundários, como o aumento do risco de hemorragia gastrointestinal.
2 – Aspirina aumenta o risco de zumbido no ouvido - Tomar aspirina pode aumentar o risco de zumbido nos ouvidos. O risco é mais provável entre aqueles que tomam altas doses de aspirina, de 8 a 12 comprimidos por dia.
Segundo a Universidade da Califórnia, o ácido salicílico, um produto da decomposição do principal ingrediente da aspirina, pode danificar o ouvido interno.
3 – Aspirina reduz o risco de câncer - Estudos descobriram uma ligação entre tomar aspirina regularmente e um risco reduzido de câncer, principalmente o câncer de cólon. Um estudo publicado em 2011 descobriu que tomar duas aspirinas por dia reduz a taxa de câncer de cólon em 63% das pessoas com alto risco de câncer. Outro estudo publicado descobriu que a aspirina diária diminuiu o risco de morte por câncer.
Apesar da crescente evidência ligando o uso regular de aspirina com um risco reduzido de câncer, a droga ainda não é recomendada como uma maneira de prevenir a doença.
4 – Aspirina aumenta o risco de síndrome de Reye - Crianças que tomam aspirina podem estar em um risco aumentado de síndrome de Reye, uma doença rara, caracterizada por lesões cerebrais súbitas e por problemas de fígado. Os sintomas podem incluir vômitos prolongados, confusão mental e convulsões
A aspirina é aprovada para uso em crianças com mais de 2 anos de idade, mas o medicamento nunca deve ser dado a crianças que estão se recuperando de uma gripe ou de catapora.

5 – Aspirina e Problemas na gravidez - A aspirina e outros medicamentos não-esteróides anti-inflamatórios (NAIDS), não são recomendados durante a gravidez, especialmente no último trimestre. A aspirina afeta a coagulação do sangue e pode aumentar o risco de sangramento na mãe ou no feto. O medicamento também pode afetar a capacidade dos vasos sanguíneos no coração do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...