quinta-feira, 29 de julho de 2010

IBAMA Captura Sucuri com seis metros nas margens do lago municipal em Novo Progresso

Quarta-feira (28) por volta da 16 horas, as crianças e os visitantes que rondavam pela orla do lago municipal de Novo Progresso tiveram uma surpresa deparam com uma enorme cobra sucuri com mais de 6 metros.
O animal estava degustando uma capivara as margens do igarapé que sustenta o nível do lago municipal e chamou atenção da população que aglomerou para ver o animal.
O objetivo de alguns era sacrificar o animal até que os agentes do IBAMA com a Força Nacional capturaram a cobra com mais de seis metros e soltaram em outro local.
Como o lago é o habitat do animal, a cobra não quer ser importunada. “Tem mais sucuris ali, não iremos matar a cobra. Ela ficará ali, que já é o habitat dela”, disse o agente que depois mudou de idéia
Como tem menos mobilidade durante o período de digestão a sucuri passa muito tempo descansando ao sol, o animal, nessa situação bizarra, virou atração por algumas horas para os moradores e quem passava pela orla do lago municipal , e outros que foram até o local para vê-la.
Os agentes do IBAMA transportaram e soltaram à cobra até o córrego disparada no KM 1076 da rodovia BR-163 próximo da fazenda Piran.
A sucuri
A sucuri é a maior cobra da fauna brasileira, relatos descrevem medidas de até 11,5 m de comprimento mas, a maioria dos animais desta espécie chega até a nove metros e não é peçonhenta.
Originária do Pantanal, a Sucuri vive ainda nas regiões tropicais da América do Sul, no leste dos Andes, principalmente na bacia Amazônica e nas Guianas. Na natureza são cobras que vivem em ambientes semi-aquáticos e pode ser encontrada nos grandes rios.
Também conhecida como Anaconda, ela é carnívora e se alimenta de mamíferos como capivaras, veados, cutias, podendo até matar um jacaré por falta de ar. Quando apanha a presa tenta levá-la para água e matá-la por afogamento. Quando sofrem um ataque e não podem fugir nadando, mordem para se defender. Sua mordida não é venenosa, mas pode causar infecções.
São animais de hábitos solitários, agressivos e difíceis de se observar, pois é uma característica dessa espécie permanecer parcialmente escondido na água, o que dificulta precisar e documentar uma exemplar maior que o recorde atual.
Geralmente pesa cerca de 30 a 90 kg, mas pode chegar a 250 kg. As sucuris têm um corpo verde-escuro, com manchas ovais pretas, olhos e narinas. (*Com informações do Idest e do Ranking Brasil) Fonte: Folha do Progresso

5 comentários:

  1. eu acho um absurdo,em não mata um bicho desses,já pensou se fossse uma crianças,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala a sua boca,porq nao tem q matar não,pois é um ser vivo da natureza,e já q vc pensa assim,queria q fosse vc na barriga dessa cobra hahahahaha. babaca.

      Excluir
  2. Sucuris de modo geral são animais dóceis e seus ataques em seres humanos são provocados quando são perturbadas ou ameaçadas. Se uma criança for capturada por uma cobra dessas o pai da mesma deve ser punido, pois o que será que esta criança está fazendo em um território de caça de um animal deste porte sem a presença de um adulto?

    ResponderExcluir
  3. o certo é preservar os animais na sua natureza, não causar morte a elas, pois elas estão nos seus devidos lugares.

    ResponderExcluir

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...