terça-feira, 13 de julho de 2010

PT ainda quer barrar aliados da disputa ao Senado

Permanece o imbróglio em torno das candidaturas ao Senado, lançadas por partidos que fazem parte da coligação “Acelera Pará”. A ata da coligação previa apenas um candidato ao Senado, mas três partidos (PV, PSB e PTB) decidiram lançar candidatos próprios. Como hoje termina o prazo para o pedido de impugnações das candidaturas, cujos registros foram feitos no dia 5 de julho, a expectativa é de que o PT tome uma posição sobre esses registros nas próximas horas.


Embora a coligação pudesse apresentar um segundo nome à disputa, já que são duas vagas ao Senado, o advogado  da coligação, Inocêncio Mártires diz que, como essa possibilidade não está prevista na ata da convenção, recomendou que não haja a inclusão. “A ata é taxativa em apontar apenas um candidato. Diz que a outra vaga não será ocupada. É surpreendente a existência dessas candidaturas avulsas”, diz, afirmando que “a matemática conspira” contra os demais candidatos ao Senado dos partidos que formam a “Acelera Pará”.


“Mesmo que superemos o problema da ata ainda há um excesso de nomes, porque a coligação pode ter dois candidatos e estamos com quatro”.

 
O PTB lançou o nome de Fernando Yamada. A candidata do PSB é Rosineide Souza e o PV aposta em Anivaldo Lima na disputa ao Senado. Essas três candidaturas contrariam deliberação que previa esforço concentrado em torno do nome do deputado federal Paulo Rocha (PT).



 
A pessoas próximas, o candidato do PTB, Fernando Yamada, chegou a anunciar ontem mais uma vez a intenção de desistir da disputa, mas no início da noite, teve um encontro com o presidente petebista, Duciomar Costa, prefeito de Belém, e teria optado por continuar candidato. “A orientação do PTB é manter a candidatura ao Senado. Vamos buscar uma solução política para o assunto e essa solução não depende só do PTB, mas dos outros partidos (da coligação)”, disse Raul Meireles, articulador político do prefeito.

 
Uma das propostas do PTB é que o nome de Yamada seja incorporado à chapa da coligação “Acelera Pará”, ao lado de Paulo Rocha.

 
Os presidentes do PSB, vereador Ademir Andrade, e do PV, José Carlos Lima, garantiram ontem que as candidaturas das legendas ao Senado estão mantidas. “Não fui procurado pelo PT para tratar do assunto e nosso material de campanha já está encomendado”, disse Andrade. Lima também afirmou não ter sido procurado para discutir o assunto.
(diario do pará)










O parecer de Mártires foi entregue ao coordenador Executivo da Campanha, André Farias, mas uma posição só será tomada após ouvir a Executiva Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...