segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pará:Zoneamento da pupunha beneficiará 8 municípios

As regras do zoneamento agrícola para a pupunha foram divulgadas nesta segunda-feira (12). no Diário Oficial. No total, 12 Estados foram beneficiados. No Pará, oito municípios estão inclusos na zona: Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Porto de Moz, Rurópolis, Santarém e Trairão.


Os municípios fazem parte das Áreas de Usos Consolidados, delimitadas pelo Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Pará, instituído pela Lei No-7.243/2009 que dispõe sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico- ZEE da Área de Influência das Rodovias BR-163 (Cuiabá-Santarém) e BR-230 (Transamazônica) no Estado do Pará - Zona Oeste.
SOBRE O ZONEAMENTO
O zoneamento agrícola identifica as áreas aptas e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo de pupunha. Para isso, são considerados os municípios que apresentaram no mínimo, 20% de seu território com condições climáticas dentro dos critérios adotados pelo Governo.


Não são indicadas para o cultivo: as áreas de preservação obrigatória; áreas com solos que apresentam profundidade inferior a 50 cm ou com solos muito pedregosos e matacões (vegetação), que ocupem mais de 15% da massa ou da superfície do terreno.


Os Estados que fazem parte da lista de beneficiados pelo zoneamento são: Acre, Bahia, Goias, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.


Pupunha - Espécie tropical da família das arecáceas, muito utilizada na produção de palmito, é encontrada em altitudes que vão desde o nível do mar até dois mil metros. Além disso, produz frutos ricos em amido (carboidratos) e vitamina A, dispostos em cachos em cores que variam do vermelho ao amarelo.


No Pará, a fruta faz parte do cardápio tradicional da população, que consome a fruta cozida, com os mais diversos acompanhamentos. Além disso, a pupunha é parte das receitas de pratos exóticos na gastronomia paraense.
(Diário Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...