quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Agradeça ao Nicolai quando o seu celular toca e você sabe quem é

 O eletrotécnico mineiro Nélio Nicolai (foto), 72 anos, criou o Bina (identificador de chamadas), e o patenteou há vinte anos, mas nunca recebeu um centavo pelo invento, pois as operadoras, que cobram pelo serviço, conseguiram, na justiça, uma tutela antecipada para não pagar royalties a ele até que fosse decidida a anulação, ou não da patente.
> Vitória em 1ª Instância
Na semana passada, na esteira da interminável lide, a 2ª Vara Cível de Brasília determinou que a Vivo deposite em juízo 25% do que cobra dos seus clientes pelo serviço de identificação de chamadas, para que se resguarde o direito de indenização de Nicolai pelo tempo do indébito. É possível que a determinação se replique às demais operadoras.
> R$ 2,56 bilhões por mês
É estimado que as operadoras de celulares faturem, por mês, com o serviço de identificação de chamadas, algo em torno de R$ 2,56 bilhões e Nicolai terá direito a um percentual mensal disso caso a justiça decida pela manutenção da patente. O problema é o tempo e, talvez, ele nunca veja essa fortuna, que poderá ser alcançada apenas pelos netos, ou bisnetos.
> Outros inventos
Nicolai é também autor de outros inventos na telefonia, como o aviso sonoro de que há outra ligação na linha, o telefone fixo celular, o Bina-Lo, que registra chamadas perdidas, e um sistema que permite controlar operações bancárias pelo celular.
É assim que o Brasil trata os seus talentos. As informações são do Blog do Dep. Parsifal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...