terça-feira, 4 de setembro de 2012

Qual foi o primeiro notebook da história da informática?


Hoje, utilizamos computadores portáteis o tempo todo. Temos nossos tablets e notebooks à disposição nos trens, metrôs, ônibus, nos parques e onde mais quisermos. Mas como surgiram os computadores portáteis?
O primeiro modelo de notebook foi inventado em 1981, por Adam Osborne, considerado o pioneiro dos computadores portáteis. A invenção de Osborne ficou conhecida como o primeiro computador totalmente portátil da história.
A máquina tinha tela de 5”, pesava aproximadamente 12 kg e cabia embaixo do banco de um avião. O aparelho recebeu o nome de Osborne 1 e vendeu cerca de 10 mil exemplares.
Depois disso, já no ano de 1982, a Compaq lançou o primeiro computador portátil compatível com o IBM PC, que na época era a referência em desktops. O computador chegou ao mercado custando U$ 3.500,00.
Em 85, chegou ao mercado o TRS-80, da Radio Shack, que foi o primeiro notebook dobrável, como os modelos que utilizamos hoje em dia.
Em 1989, a Apple lançou o Macintosh Portable.
Depois de 1990, esse modelo se tornou popular, agradando os consumidores com sua capacidade de memória, monitores coloridos e, claro, a possibilidade de transporte fácil e prático.  Em 1994, chegou ao mercado o primeiro notebook com drive de CD; e em 1997, os computadores portáteis também já contavam com drive para leitura de DVDs. (Curiosidades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...