terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cor de Rosa vence Festival dos Botos em Alter do Chão

Com o tema “A vida e a fé do povo Borari”, o Cor de Rosa sagrou-se o grande campeão do Sairé 2012


Às 16h horas desta segunda-feira iniciou a apuração da disputa dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi. Era grande a ansiedade dos brincantes e torcedores das duas agremiações folclóricas. A apuração terminou às 17:50 horas desta segunda-feira e o Boto Cor de Rosa venceu a disputa contra o seu rival Tucuxi. O resultado final foi o seguinte: Boto Cor de Rosa obteve 744,55 pontos e o Boto Tucuxi teve 741,55 pontos. Com o resultado, o Cor de Rosa quebrou a hegemonia do Tucuxi, que brigava pelo tri-campeonato.


No Lago dos Botos, as apresentações dos Botos Cor de Rosa, com o tema “A vida e a fé do povo Borari” e do Boto Tucuxi, com “O imaginário Tapajó”, empolgaram os presentes através da exibição de criatividade nas danças e nas alegorias. Os shows nacionais de Latino&Banda, na sexta-feira, e do grupo Terra Samba, no sábado, foram um espetáculo à parte.

Encerramento do Sairé: Os comunitários festejam nesta segunda-feira, dia 17, o encerramento do Sairé 2012. Muitos visitantes ainda permanecem na vila balneária de Alter do chão. Pela manhã foi realizada a missa no barracão, seguida da procissão, subida nos Mastros (momento em que foram distribuídas as frutas ao público presente) e posterior derrubada a golpes de machado. O Mastro da Juíza foi o primeiro a cair no chão, e segundos após, o do Juiz foi derrubado pelos homens.

Após a derruba, houve muita festa na Praça do Sairé denominada de “Quebra Macaxeira”, marcada por danças e consumo de tarubá, que é uma bebida fermentada, extraída da macaxeira, uma espécie de mandioca. Todos os presentes participaram desse momento que significa o inicio da despedida do Sairé. E quem desconhecia a bebida, principalmente os visitantes, aprovaram o gosto afrodisíaco e totalmente indígena.

Ao avaliar os cinco dias de evento, representantes do governo municipal e da comunidade de Alter do Chão avaliaram positivamente o Sairé 2012.
“Foi um trabalho conjunto e incansável de todos nós para que o resultado fosse esse. Todas as atividades colocadas na programação tiveram excelente participação do público. Isso já é um sucesso”, externou Jarle Aguiar, titular da secretaria municipal de Cultura (SMC).

O Sairé 2012 encerra nesta segunda-feira à noite, às 21 horas, com o Baile dos Barraqueiros no Lago dos Botos, animado pela Banda Pegada do Forró.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...