quinta-feira, 16 de maio de 2013

Coordenador regional do SEBRAE debate com produtores e parlamentares trairenses, a criação do SIM,em Trairão.

Durante o “Café Legal” oferecido aos empresários e comerciantes pela Prefeitura de Trairão em parceria com o SEBRAE e apoio da Câmara Municipal, o chefe do órgão em Itaituba, Senhor Lira, teve uma breve conversa com produtores Trairenses e também alguns parlamentares. Na oportunidade, o assunto em pauta foi possibilidade da criação e implantação da lei do SIM (SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL) que tem como objetivo facilitar e formalizar o comércio dos produtos de origem animal, tais como leite e seus derivados (coalhada, queijos, doce, iogurtes etc.), mel, ovos, carnes e pescados, de forma saudável e sem riscos a saúde pública.
A importância da inspeção desses produtos se deve ao controle na higiene e nas possíveis doenças que possam ser transmitidas ao homem, como brucelose, tuberculose, doenças gastrointestinais entre outras.
Cabe destacar que o serviço de inspeção municipal não atuaria como órgão de fiscalização, e sim na orientação e assessoramento técnico ao produtor para que esse se adeque as legislações sanitárias, e as exigências do mercado consumidor, melhorando assim a qualidade de seu produto e conseguindo se inserir no comércio de forma legal.
Participaram da reunião os edis, Antonio Leocádio, Valdon, Frank e Pedro do Cacau, além do Vice-Prefeito, Iziquiel Gomes, todos demonstraram aderir à criação do SIM, foram enfáticos nas declarações de apoio aos produtores e, que, se é para melhorar qualidade dos produtos de nosso Município, a lei Municipal do SIM poderá e deverá ser sim criada. 

Para esclarecimentos:
SIM: serviço de inspeção Municipal inspeciona o comércio dos produtos de origem animal no município de origem.
SISP: serviço de inspeção Estadual inspeciona o comércio dos produtos de origem animal no Estado de origem do produto.
SIF: serviço de inspeção Federal inspeciona o comércio dos produtos de origem animal em território Nacional.
Os produtos inspecionados ganham um selo de aprovado, número de registro e informações pertinentes ao consumidor e ao mercado atacadista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...