segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Carreata do SIM toma conta das ruas de Belém

As frentes pró Estado do Tapajós e pró Estado de Carajás se uniram para organizar a primeira grande carreata pela divisão do Pará em Belém, na manhã de ontem. A concentração começou por volta de 8h, na travessa Perebebuí, e percorreu várias ruas da cidade. Segundo o deputado Zé Maria, da Frente Pró Tapajós, a carreata teve o objetivo de esclarecer a população da capital sobre o desejo de emancipação da região.
               “Muitos estão dizendo por aí que Tapajós e Carajás são projetos políticos de poucos. Esta manifestação é para mostrar que se trata de um desejo do povo. Temos adesões na capital e em municípios que deverão compor o novo Pará. Queremos mostrar a verdade e enaltecer o discurso de desenvolvimento”, destacou.
O deputado Zequinha Marinho, da Frente Pró Carajás, afirmou que a carreata iria começar a fazer com que os simpatizantes do ‘Sim’ que vivem em Belém se mostrem e façam sua adesão à campanha. “O debate do ‘Não’ é muito fácil de fazer. Já o do ‘Sim’ exige que as pessoas raciocinem. Queremos essa reflexão e que elas no final vejam que a divisão é a única saída para essa situação que vivemos hoje”, afirmou.
              O professor e comerciante Olavo Neves foi uma das pessoas que acordaram cedo na manhã de domingo para afirmar o voto pela criação dos novos Estados. “Eu sou de Belém, meus pais são de Marapanim e quero a divisão porque isso vai representar levar o Estado para essas regiões. O Estado é muito grande e por isso o poder público não alcança quem vive lá. Negar esse sonho a quem vive nesses municípios é negar a cidadania”, analisou o Neves.
              O estudante Leonildo Valente também defende a criação de novos estados. “Eu tenho amigos que terminam o ensino médio e têm duas opções para o futuro: ou vêm para Belém continuar os estudos, ou vão trabalhar na lavoura. Aqueles que não têm condições de viver aqui, ficam por lá trabalhando. Se houver a divisão, talvez essa realidade mude e todos consigam uma vida melhor”.
O PLEBISCITO
QUANDO?
Dia 11 de dezembro
PARA QUÊ?
Consultar os eleitores do Pará se concordam ou não com a divisão do Estado para a criação de duas novas unidades federativas: Tapajós e Carajás.
COMO VOTAR?
A primeira pergunta será “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?” . Depois, “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?”. O número 55 corresponde ao “não” e o 77 corresponde ao “sim” .
QUEM VOTA?
O voto é obrigatório a todas as pessoas que tenham o Pará como domicílio eleitoral, independente de serem ou não paraenses.
O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral pode justificar sua ausência no dia do plebiscito em qualquer local de votação.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...