segunda-feira, 21 de maio de 2012

ALUNOS TRAIRENSES SÃO AVALIADOS POR FONOAUDIÓLOGA

Fonoaudióloga Jnaína e Prof. Francinete no momento de uma avaliação.
 A rede de ensino Trairense está dando um grande e importantíssimo passo no que diz respeito a uma educação de qualidade e inclusiva. A Prefeitura de Trairão, por meio da Secretaria Municipal de Educação iniciou neste sábado (19) o atendimento clínico aos alunos das escolas municipais que apresentam dificuldades na fala. A oportunidade vem aos pais de estudantes através de consultas com a fonoaudióloga Janaína Filadelpho, especialista em audiologia clínica. Os encontros acontecem aos sábados e são atendidos dez alunos, os quais são consentidos pela fonoaudióloga que faz uma avaliação, sendo que, os que apresentam dificuldades na fala e audição e expõem aos pais problemas de fala comuns encontrados em crianças, muitas vezes ocasionados por “vícios” adquiridos nos primeiros anos de vida como o uso indevido de chupetas, mamadeiras, o hábito de chupar dedo e, principalmente, a pronúncia errada das palavras ou fala infantilizada.
Fonoaudióloga palestrando aos profissionais da educação
Trairense.
Tais vícios resultam em transtornos da fala que, na maioria dos casos, só o tratamento fonoaudiólogo pode corrigir ou amenizar as dificuldades. Na oportunidade, que veio pela primeira vez em Trairão, ressaltou-se que é de suma importância uma postura efetiva dos pais e o acompanhamento permanente das crianças para identificar, precocemente, dificuldades ou problemas que surgem na infância.
Observar o comportamento, a respiração correta, o uso “vigiado” de chupetas e mamadeiras, problemas de audição, limitações de fala, gagueira, enfim, um legado de situações que exigem o olhar permanente dos pais, evitando assim que o tratamento só inicie na vida escolar. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo é possível tratar ou amenizar as dificuldades.
As dificuldades da fala interferem diretamente no processo de ensino-aprendizagem e, a falta de tratamento, consequentemente, contribui para o fracasso escolar. O serviço de fonoaudiologia oferecido aos alunos da Rede Municipal de Ensino Trairense busca assegurar uma qualidade no ensino municipal e, ainda, fazer a diferença na vida destes estudantes que pela primeira vez estão tendo esta atenção especial por parte do poder público municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...