terça-feira, 15 de maio de 2012

Reunião discute integração de dados fundiários do Pará‏.


O superintendente regional interino do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Oeste do Pará, Hugo Alan Moda Lima, participou ontem (14) de reunião para tratar da integração dos dados fundiários referentes ao território paraense. O encontro, promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE) com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), ocorreu em Belém (PA). Participaram representantes de órgãos federais, dentre os quais o Incra, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB); e estaduais, como o Instituto de Terras do Pará (Iterpa).


Para viabilizar a integração dos dados fundiários do Pará, a proposta é elaborar um Termo de Cooperação Técnica (TCT). Como encaminhamento da última reunião, os órgãos assumiram o compromisso de definir os setores responsáveis pela atualização do banco de dados, além de apresentar uma proposta de redação ao TCT no que se refere às respectivas atribuições. O termo a ser firmado terá como foco as seguintes fases: organização e checagem de dados do órgão, além da inclusão numa única base, a ser disponibilizada.

“O momento torna-se único, pois, mais do que o compartilhamento de dados, o trabalho integrado desses órgãos se torna mais um instrumento eficiente de diagnóstico da situação fundiária do Estado do Pará, com reflexos no combate aos conflitos existentes. Cabe destacar que a criação de um sistema de dados fundiários cumpre com a publicidade dos atos da administração pública, inclusive, já de acordo com o que prevê a lei 12.527/11, conhecida como a Lei de Acesso à Informação, cuja vigência inicia a partir do dia 16 de maio”, informa o superintendente Hugo Alan Moda Lima.

A próxima reunião do grupo que trata da integração e disponibilização dos dados fundiários do Pará está prevista para o dia 27 de junho, em Belém (PA). 
(Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...