quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tempo mais seco anuncia a chegada do verão amazônico



A primeira quinzena do mês de maio registrou menos da metade da quantidade de chuva prevista para o período, segundo o 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (2º Disme/Inmet). No lugar dos 152 mililitros esperados, choveu somente 119 ml e a previsão para o resto do mês na Região Metropolitana de Belém é de tempo mais seco.

O meteorologista José Raimundo Abreu, coordenador do 2º Disme, garante que a partir de agora começa a preparação para o verão, com redução significativa das chuvas e temperatura máxima podendo chegar a 34ºC. Durante o dia, o sol aparece entre nuvens, mas as manhãs serão ventiladas. De tarde, a sensação térmica aumenta e as chuvas são esperadas à noite.



'É preciso cuidado, pois a diminuição da umidade relativa pode até prejudicar a saúde, devido ao ar seco', alerta Abreu. A redução da umidade do ar também dificulta a formação de nuvens, causando o rareamento das chuvas. O meteorologista acredita que a média histórica de maio, que é 304 ml, talvez não seja atingida. Neste mês, o dia mais quente foi 6 de maio, com 33.5°C. A maior média de chuva foi registrada no dia 14, com 32 ml. Apenas os dois primeiros dias do mês não tiveram chuva.

O tempo seco, que devia começar em junho e durar três meses, chega mais cedo no sul do Pará. Na primeira quinzena, em Marabá e em São Félix do Xingu, choveu apenas 23 ml e 16 ml, respectivamente. Nestes locais a umidade pode ficar abaixo de 30% em alguns dias, deixando o clima muito quente. 'A previsão é que a temperatura continue subindo e que chova menos de 30 ml nessa região, no resto do mês', afirma Abreu.
 Fonte: O Liberal

Um comentário:

  1. alo alessandro sou de maceio al , e estou sempre ligado no portal trairense, ja passei na sua cidade muito legal!

    ResponderExcluir

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...