terça-feira, 15 de maio de 2012

A Fábula do Pescador e o Homem de Negócios. Procure Prosperar, mas Viva a Vida Agora!


Esta fábula que segue pode ser interpretada de maneira equivocada por aqueles que acham que a vida é só trabalhar, trabalhar e procurar enriquecer a fim de usufruir a vida depois; também pode ser interpretada de maneira equivocada por quem acha que a Vida é só o Aqui e o Agora…
Vamos ver “a Fábula do Pescador e o homem de negócios”, no final faço alguns comentários:

Um homem de negócios estava passando suas férias em uma pequena vila de pescadores....
Depois de receber um telefonema que o deixou estressado ele saiu do hotel e foi para a praia esfriar a cabeça. Foi aí que observou um pescador voltando do mar em um pequeno barco com uma quantidade pequena de peixes frescos.

O homem de negócios chegou um pouco mais perto e ficou fascinado com a beleza dos peixes. Então ele deu os parabéns ao pescador e perguntou quanto tempo levou para ele pegar aqueles peixes.
“Só um tempinho”, respondeu o pescador.
“Porque você não ficou mais tempo e pegou mais peixes?” perguntou o homem de negócios.
“Eu peguei peixe suficiente para mim, minha família e até mesmo para dar um pouco para os meus amigos”, ele disse.
“Mas o que você faz com o resto de seu tempo?”, indagou o negociante.
O pescador sorriu e respondeu com um tom calmo e relaxado: “Eu durmo até tarde, brinco com meus filhos, tiro uma soneca à tarde, e à noitinha eu dou uma caminhada na praia com minha esposa, bebo uma cervejinha, e toco violão com meus amigos. Eu tenho uma vida muito gostosa!”

O homem de negócios riu e deu alguns conselhos ao pescador: “Olha, eu tenho um MBA de uma universidade de muito prestígio nos Estados Unidos e vou lhe ensinar um pouco sobre negócios. O que você deve fazer é passar mais tempo pescando e vender o peixe que você não consumir. Com o dinheiro extra que você vai ganhar você pode comprar um barco maior e empregar algumas pessoas para lhe ajudar. Logo você terá dinheiro suficiente para comprar vários barcos e eventualmente montar uma empresa.”

Ele continuou. “Olha, uma vez que sua empresa tenha crescido, você começa a exportar seu peixe. Aí você começa a vender direto ao consumidor, sem intermediário, controlando o produto, o processamento e a distribuição. Aí você se muda para Nova Iorque e emprega os melhores gerentes do mundo para lhe ajudar a crescer o seu negócio.”
O pescador aí respondeu: “Mas senhor, quanto tempo vai levar isso tudo?”
O homem de negócios formado respondeu: “Quinze a vinte anos. Vinte cinco no máximo.”
“E depois, o que faço senhor?” perguntou o pescador.
O homem de negócios sorriu e respondeu: “Aí é que vem a grande recompensa! Na hora certa você vende as ações de sua empresa ao público e torna-se muito, muito rico, com milhões de dólares em seu nome.
O pescador ainda não tinha entendido bem o propósito de tudo aquilo: “Milhões de dólares? E o que eu faria com todo esse dinheiro?”

E o negociante respondeu “Você se muda para uma pequena vila de pescadores no litoral, dorme até mais tarde, brinca com seus filhos, ou melhor, com seus netos. Tira uma soneca à tarde, e à noitinha vai dar uma caminhada na praia com sua esposa onde você pode beber uma cervejinha e tocar violão com seus amigos….”
Mas não é isso que eu faço hoje Senhor?  Respondeu o pescador olhando fixamente para aquele belo mar.

Bem, há muita gente perdida fazendo algo que não lhes dá prazer, procurando o prazer e a satisfação no futuro. Em contra partida há também pessoas que estão deixam a vida passar e não procuram prosperar a pesar das possibilidades o permitirem.
Não precisamos radicalizar e interpretar esta fábula ao pé da letra. Não podemos desperdiçar as possibilidades de vigor e oportunidade que temos hoje para prosperar. No entanto, por que não procurar fazer o útil e o agradável? Ou seja, fazer algo que nos dê prazer e ao mesmo tempo possa ser feito com satisfação. Certamente a prosperidade também virá e de maneira tal que a sua vida terá outra perspectiva desde já.

Trabalhar e não viver o agora é um erro gravíssimo, tanto quanto trabalhar fazendo aquilo que não se ama só porque quer ganhar mais dinheiro. Pense o futuro, mas não esqueça o presente, aliás, o nosso momento de hoje, o agora, é chamado de “Presente” não é à toa, Ele é um presente pra gente. Portanto seja grato por este presente e o Viva Intensamente e Agora.(Benito Pepe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...