segunda-feira, 21 de maio de 2012

PREFEITURA DE TRAIRÃO PROMOVE 1º OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM LIBRAS PARA CORPO DOCENTE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Os professores estão sendo capacitados para promover acessibilidade aos alunos, com foco na importância dos docentes conhecerem as reais precisões dos alunos com  necessidades especiais, melhorando dessa forma a comunicação com pessoas surdas...
Instrutor surdo Weliton, prof. Francinete, ministrando oficina e com total atenção do professor Bergue.
Profissionais da educação da rede de ensino Trairense participam do curso de iniciação à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O curso é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Coordenadoria de Educação Especial e visa difundir a Língua Brasileira de Sinais na Comunidade Escolar, promovendo acessibilidade às pessoas com surdez, contribuindo também com a formação dos docentes da rede.
Secretária de Educação Maria Regina no momento 
de seu discurso de abertura.
O curso segue a metodologia da Federação Nacional de Educação de surdos e tem duração de 120 horas. As oficinas são realizadas no auditório da EMEF Instituto de Educação (totalmente reformado e climatizado pelo Governo Municipal Trairão para Todos) aos sábados e terão uma carga horária de 5 horas cada aula; ao final, os docentes participantes terão direito a certificação, mediante frequência de 80% e média em avaliação, onde serão observados conhecimentos teóricos, fluência de Libras e compreensão da Língua Brasileira de Sinais.
Quem ministra as aulas são as professoras Francinete Roque dos Santos (especialista em educação especial e inclusiva com capacitação em Libras) e Rainice dos Santos Lopes (também especialista em educação especial e inclusiva com capacitação em Libras), as mesmas vieram para Trairão no fim de 2011 e estão realizando um importante trabalho em prol da Educação Trairense, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade em toda a rede de ensino (feito inédito no Município até então). O início da capacitação contou ainda com a participação do Secretário de Administração, Fábio Oliveira, representando o Prefeito Municipal, da fonoaudióloga Janaína Filadelpho e do instrutor surdo Weliton Rodrigues Pinheiro que veio pela primeira vez ao Município de Trairão.
Sabemos que a Educação Inclusiva é um direito de todos e a lei 10.436 de 24 de abril de 2002 respalda a pessoa que presta deficiência auditiva. De acordo com a professora especialista em educação especial, Francinete Roque dos Santos, o curso tem como objetivo capacitar os docentes para esta nova realidade de ensino, de forma a atender melhor o alunado. "Os professores estão sendo capacitados para promover acessibilidade aos alunos, com foco na importância dos docentes conhecerem as reais precisões dos alunos com  necessidades especiais, melhorando dessa forma a comunicação com pessoas surdas. Nós agradecemos ainda a participação ativa de todos os professores e a colaboração de toda equipe da SEMED, GPADC, SEMAE, em especial ao total apoio do Prefeito Danilo, o qual desde o momento em que iniciamos nosso trabalho aqui em Trairão, nunca mediu esforços em proporcionar uma educação verdadeiramente inclusiva", destaca a especialista.
Instrutor Weliton e professoras especialistas Rainice e Francinete
que vêm desenvolvendo um importante papel em prol da educação
 inclusiva em Trairão com o total apoio do Prefeito Municipal
 Danilo Miranda.
A Secretária Municipal de Educação afirma ainda que esta mesma oficina será ministrada no Pólo Caracol, para o corpo docente da região, com data a ser definida dentro da acessibilidade de cada profissional da educação.
As professoras especialistas em Educação Especial de Trairão que atuam nas Unidades Escolares de Ensino da Rede Municipal acompanham o desenvolvimento e o processo educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais, promovendo adaptações e recursos materiais necessários, bem como subsidiando e orientando as equipes escolares, pais e comunidade no trabalho com os alunos e essa inclusão vale tanto para a sede quanto para o campo; e, além disso, nas escolas municipais onde temos alunos surdos incluídos nas salas regulares, elas fazem visitas itinerantes especializadas em deficiência auditiva e fluentes em LIBRAS, atuando como facilitadoras da comunicação em tempo integral das aulas e desenvolvendo um trabalho específico para a aquisição da Língua Portuguesa por esses alunos.
Professores participam ativamente do curso prestando atenção em cada detalhe.






























































11 comentários:

  1. Adorei essa capacitação, parabens aos instrutores, bastante proveitos esse sábado!!!

    ResponderExcluir
  2. parabens a secretaria pela capacitação

    ResponderExcluir
  3. Ate que fim a secretaria mostra capacitação

    ResponderExcluir
  4. Ate que fim a secretaria mostra capacitação

    ResponderExcluir
  5. Poxa,são ações como essa que o trairão precisa,de pessoas realmente comprometidas com o desenvolvimento do municipio. Parabéns secretária por que tendo o apoio do prefeito vem fazendo um trabalho maravilhoso na educação trairense,e a essas pessoas que vieram somar ao municipio,obrigado.

    de um trairense que acredita em um Trairãoo ainda melhor.
    Abraços Alessandro.

    ResponderExcluir
  6. encontro maravilhoso,parabéns a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  7. Professores aproveitem a oportunidade de aprenderem coisas novas,e a prefeitura atrav´s da SEMED meus parabéns por esses eventos.

    ResponderExcluir
  8. Oi eu gosto mto e meu amigo d welliton boa sorte. eu to treste pq nao tem libras pra oriximina. de novo eu sou instrutor d libras..

    ResponderExcluir
  9. Oi eu gosto mto e meu amigo d welliton boa sorte. Eu to triste pq nao tem libras d nada em oriximina. De novo eu sou instrutor d libras ja esforco ensinou pessoas pra professor aprendeu pouco. mas nao tem leis pra belem.

    ResponderExcluir

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...