sexta-feira, 23 de março de 2012

Nesta sexta(23), tem Via Sacra na Igreja Matriz de nossa cidade, o ato liturgico acontece durante a Quaresma todas as sextas-feiras

              Dentro da Quaresma, uma das atividades importantes na Igreja Católica é a Via Sacra. A Igreja Matriz de nossa Cidade está celebrando este momento de oração, reflexão e espiritualidade, em preparação para a festa mais importante do Catolicismo que é a Páscoa, que significa ressurreição de Cristo.
              A Via Sacra acontece todas as sextas-feiras, às 7 horas da noite, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Everaldo Martins. Venha participar, traga a família e amigos para relembrar os momentos de entrega, amor,  do sofrimento e da salvação de Jesus Cristo por nós.
              A cada estação da Via Sacra acompanhamos o flagelo e o sofrimento de Jesus, refletindo com situações do nosso cotidiano em ralação à violência, sob todas as formas e o caminho para a procura da paz. Essa reflexão aborda também o tema da Campanha da Fraternidade, com o tópico da vida e a busca por uma sociedade mais justa.
              Realizada durante a semana santa e nas sextas-feiras do período de quaresma, a via sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Cristo. Durante a cerimonia, enquanto são lidos trechos dos evangelhos, os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus. Consistindo na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a Paixão de Nosso Senhor.
              Esses quadros, ou estações, como são chamados, contam a trajetória de Jesus a partir do tribunal de Pilatos até o momento de seu sepultamento e aparecem em sequencia: a condenação; Jesus carregando a cruz; o encontro com Maria; a ajuda que recebeu de Simão Cirineu; as três vezes em que caiu; o consolo às mulheres de Israel; a ocasião em que Verônica enxugou seu rosto; o momento em que foi despido; sua crucificação; morte; a descida da cruz e, por fim, seu sepultamento.
              Essa maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas(século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Cristo, continuaram recordando os passos da via dolorosa de Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...