segunda-feira, 26 de março de 2012

Polícia Militar ministra palestra socioeducativa para pais de alunos da rede de ensino Trairense

As estratégias da filosofia de polícia comunitária têm um caráter preferencialmente preventivo.
Polícia Comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional fundamentadas, principalmente, numa parceria entre a população e as instituições de segurança pública e defesa social. Baseia-se na premissa de que tanto as instituições estatais, quanto à população local, devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social que acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Dessa forma, a polícia comunitária associa e valoriza dois fatores, que frequentemente são dissociados e desvalorizados pelas instituições de segurança pública e defesa social tradicionais, sendo eles, a identificação e resolução de problemas de defesa social com a participação da comunidade, bem como também a prevenção criminal. Esses pilares gravitam em torno de um elemento central, que é a parceria com a comunidade, retroalimentando todo o processo, para melhorar a qualidade de vida da própria comunidade.
              Na referida parceria, a comunidade tem o direito de não apenas ser consultada, ou de atuar simplesmente como delatora, mas também participar das decisões sobre as prioridades das instituições de defesa social, e as estratégias de gestão, como contrapartida da sua obrigação de colaborar com o trabalho da polícia no controle da criminalidade e na preservação da ordem pública e defesa civil.
As estratégias da filosofia de polícia comunitária têm um caráter preferencialmente preventivo. Mas, além disso, estas estratégias visam não apenas reduzir o número de crimes, mas também reduzir o dano da vítima e da comunidade e modificar os fatores ambientais e comportamentais. Tendo em vista que a proposta da polícia comunitária implica numa mudança de paradigma no modo de ser e estar a serviço da comunidade e, consequentemente, numa mudança de postura profissional perante o cidadão. Este tema também é trabalhado dentro de uma abordagem transversal, estando presente em todas as práticas pedagógicas.
Partindo deste principio, é que o Destacamento de Polícia militar de Trairão, iniciou ciclos de eventos sociais por meio de palestras e orientações nas escolas, Associações Comunitárias, Igrejas e demais seguimentos que congregam o Município de Trairão. 
O ponto de partida foi a Escola Adelino Baú, localizada no Bairro do Cacau, onde foi realizada uma palestra no último dia 20/03/2012, tendo como público alvo os pais dos alunos da própria Escola, bem como os professores e funcionários. A temática da referida palestra foi a delinquência juvenil, onde os palestrantes foram: 2º SGT PM MARCOS LIMA, comandante do Destacamento local, licenciado em Matemática, o mesmo já atuou como professor de matemática em Itaituba e é também pós graduando em Magistério Superior. Outro palestrante foi o 3º SGT PM J.ARAÚJO, licenciado em História, pós-graduado em Magistério Superior, com curso de formação continuada pela universidade de Brasília UNB- Curso de prevenção ao uso de drogas e professor concursado de História do Município de Trairão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...