segunda-feira, 26 de março de 2012

PUSURU REALIZA COM BRILHANTISMO A XXII ASSEMBLEIA MUNDURUKU

 A Associação Indigena Pusuru dos índios Munduruku, realizou com êxito a XXII Assembleia Indigena do Povo Munduruku, e contou com indios de outras etnias e convidados para discutirem assuntos de interesse do Povo Indigena.
              Sobre o tema SAÚDE, Dulce, emissária de Brasilia, da Secretaria de Saúde Indigena, discorreu sobre o valor de quase doze milhoes de reais em investimentos na promoção de de saúde, valor esse considerado pelos assistidos indigenas como insuficiente para edificar postos de saúde, custear recursos humanos, combustiveis, transporte e retiradas de emergencia, e ainda assistir parte dos indios Kaiapo do municipio de Novo Progresso.

              EDUCAÇÃO - Mesmo com investimentos sólidos da Prefeitura Municipal e a valorização do professor com pagamento de abono e outras vantagens, os indigenas solicitaram maior investimento na construção de escolas e na manutenção com contratação de mais professores para aldeias que necessitam e ainda gestão junto ao estado para fornecer merenda escolar ao ensino médio.
              HIDRELÉTRICAS - O grupo tribal, manifestou-se completamente contra qualquer estudo, ou construção de hidrelétricas no inerior da terra indigena ou em areas de influencia, por imensuraveis impactos ambientais e culturais que ocorrerão.
              CRÉDITO CARBONO - Os indigenas insistem que não ocorreu compromisso de algumas lideranças na negociação de Creditos Carbono da Terra Indigena e o que afirmam é que ocorreu apenas uma carta ou contrato de intenções, entretanto entregam à Funai e ao MPF legislar sobre o assunto, e acatam o que preceitua normais no Estatuto do Indio e na Constituição Federal.
              FUNAI - Indios apelam ao Organismo Indigenista Federal em Itaituba, maior participação em assuntos  que necessitam assessoramento ja que grandes discussões como Projetos Energéticos, Area de influencia da BR-163, e exigem plano de fiscalização e proteção às Terras Munduruku e Sai Cinza que se encontram invadidas por dezenas de garimpeiros. Recomendam à Brasilia a imediata nomeação do Coordenador Regional da Funai Tapajos, objeto de solicitação ja encaminhada à Brasilia.
              PUSURU - Com incontida alegria, em meio a assembleia foi festejada vinte anos de criação da Associação Pusuru que foi responsavel dentro da legalidade para lutas e batalhas serem vencidas para a ampliação, demarcação e homologação da Terra Indigena Munduruku.Em meio à comemoração ocorreram manifestações culturais comandada pelo Cacique João Tomé que rememorou grandes expedições guerreiras vitoriosas por ocasião em que em ritual de passagem para guerreiro ao jovem Munduruku era confiada a tarefa de caçar inimigos trazendo à tiracolo a cabeça do vencido.
              Atraves do Padre Frei Gilberto, da Missão Franciscana que festeja a presença da missão em um seculo no Rio Cururu, ocorreu momento festivo e espiritual com pregação religiosa onde alguns casais ja evangelizados e membros ativos do catolicismo casaram-se.

              André Ramos, Roberto Krixi, Izaias Krixi, Walter Tertulino, Haroldo Saw, Dorinha, Familia Bieri e outros foram personagens lembrados por lideranças na ocasião de discursos alusivo aos vinte anos de aniversario da Associação Pusuru.Fonte, Rastilho de Polvora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...