quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A origem do Alfabeto Braille e o início da educação inclusiva em Trairão

 O alfabeto dos cegos foi criado por um francês, Louis Braille, a partir de um código da Marinha francesa, que possibilitava a leitura de mensagens durante a noite, em lugares onde qualquer luz denunciaria a posição dos navios de guerra.
Tem 63 caracteres de seis pontos cada um, que podem ser reconhecidos pelo toque dos dedos.
Em Trairão, a educação inclusiva só passou a funcionar de fato, a partir de 2011, depois que o Prefeito reeleito (com maioria esmagadora de votos dos Trairenses) Danilo Miranda, deu a ordem para a atual Secretária de Educação de Trairão (que vem realizando importantes trabalhos em prol da educação Trairense) convidar a professora Francinete Roque dos Santos (aprovada no concurso público do mesmo ano) para assumir a coordenação de educação especial do município. A docente trouxe projetos para trabalhar em todas as áreas e conta com apoio de médicos fonoaudiólogo, psicóloga, além da psicopedagoga na área clínica Adriana Fernandes.
Cabe destacar ainda que, a educação especial de Trairão além do total apoio do executivo, conta também com a ajuda de parceiros de trabalho do município de Itaituba, como Reginaldo Cardozo, deficiente visual que tem uma vasta caminhada na alfabetização em Braille.
A Secretaria Municipal de Trairão (SEMED) vem dando continuidade aos trabalhos de inserção da Educação Especial no Município através  de realização de importantes tarefas em prol da inclusão social, tais como: Participação em curso de iniciação à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Visitas domiciliares; atendimento educacional especializado ministrado a alunos com necessidades educacionais especiais temporárias ou permanentes, em razão de saúde que implique permanência prolongada em domicílio e impossibilite-os de frequentar a escola, entre outros.
Quem ministra as aulas nos cursos para o corpo docente são as professoras Francinete Roque dos Santos (especialista em educação especial e inclusiva com capacitação em Libras) e professora Rainice dos Santos Lopes (também especialista em educação especial e inclusiva com capacitação em Libras).
De tudo que foi dito aqui, nota-se que a educação Trairense está dando importantes passos rumo ao futuro dando um verdadeiro exemplo inclusão social, a Secretaria Municipal de Educação de Trairão nunca se esquece de que todos tem direito a educação e acredita na inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...