sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Como um avião de muitas toneladas consegue voar?


Existem duas forças que precisam ser superadas para que um avião  consiga decolar e manter-se no ar pelo tempo necessário. Uma delas é a resistência do ar e a outra é o próprio peso da aeronave (força da gravidade), que pode chegar a muitas toneladas.
Voar sempre foi uma obsessão para o homem, que ao longo do tempo inventou diversos modelos de aviões e aprimorou inúmeras peças para melhorar seu desempenho. No entanto, o peso sempre foi o fator de maior dificuldade para os primeiros inventores.


Em 1906, o brasileiro Santos Dumont fez decolar o 14 Bis e sustentou um voo de 220 metros.
Foi preciso criar uma força maior que o peso do avião para empurrá-lo para cima (empuxo) e inserir asas modificadas por onde o ar passasse de forma mais rápida na parte de cima e mais devagar na parte de baixo. A diferença de pressão faz com que a asa seja “sugada” para cima, gerando o empuxo necessário para o avião levantar. Durante o voo, as pás móveis ajudam a controlar a direção dos movimentos de subida e descida, e as turbinas e hélices são usadas para gerar e manter o impulso necessário. (Curiosidades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...