quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Qual a diferença entre 3G e 4G?


As redes móveis de Internet para celulares já podem ser encontradas com as tecnologias 3G e 4G, que correspondem à geração dos dispositivos. Isso significa que os celulares podem ter acesso à Internet por meio de uma cobertura que evolui e aumenta sua velocidade a cada dia. No caso da rede 3G, que surgiu em meados de 2001, podemos citar que a tecnologia agilizou a navegação via dispositivos móveis, garantindo até a execução de downloads, jogos interativos e conferências via celular.
A tecnologia 3G também possibilitou a navegação na Internet em tempo real até mesmo em locais fechados, como elevadores e metrôs.
Já as redes 4G apresentam tecnologia LTE de quarta geração que permite uma navegação com velocidade de quatro a cem vezes superior ao 3G. Além disso, a rede 4G suporta mais protocolos de rede.


A tecnologia 4G já está disponível na Europa, na Ásia e nos EUA. No Brasil, a Anatel leiloou recentemente essa tecnologia, com freqüências na faixa de 2,5 GHz. De acordo com o cronograma da Anatel, a rede 4G, que permite acesso à Internet com até 100 Mbps de velocidade, entrará em operação no Brasil em abril de 2013 nas cidades que vão receber a Copa das Confederações.
Hoje, os dois padrões que competem pelo mercado de 4G são o WIMAX, com a versão 802.16M, e o LTE Advanced (Long term evolution).
Algumas operadoras brasileiras estão em fase de teste do 4G. O Brasil já possui uma rede 3G bastante evoluída.

Comparação de velocidade entre 3G e 4G:
- A rede 3G possui velocidade mínima de 144Kbps
- A rede 4G real possui velocidade que varia de 100 Mbps até 1 Gbps
Um arquivo MP3 que levaria 4 minutos para ser baixado numa rede 3G pode levar apenas 10 segundos para ser baixado em 4G.(Curiosidades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...