sexta-feira, 12 de outubro de 2012

QUAL É A FUNÇÃO DE UM VEREADOR?


O vereador é um agente político eleito através de eleições diretas e integra o poder legislativo municipal, ou seja, entre outras atribuições, é o responsável pela elaboração das leis de uma determinada cidade.

Dentro do sistema representativo o vereador é aquele que se encontra mais próximo do eleitor e conhece a fundo suas necessidades mais urgentes. Na teoria, devem representar os interesses da coletividade.

São os vereadores quem elaboram, discutem e votam leis importantes para promover benfeitorias, obras e serviços para o município. Além disso, fiscalizam as ações tomadas pelo poder executivo (prefeito) e garantem que as promessas feitas durante a campanha sejam cumpridas e que a verba seja aplicada de forma correta e condizente com as necessidades da população.

A ocupação de um cargo de vereador deve obedecer às regras estabelecidas pelo quociente eleitoral, que é o produto da divisão do número de votos válidos (todos os votos contabilizados fora brancos e nulos) pelo total de lugares a preencher em cada câmara municipal. Por isso o número de votos atingidos por um partido, irá definir quantas cadeiras poderão ser ocupadas.

Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos que tiveram mais votos. Por isso, é preciso pensar bem antes de optar por votar em candidatos fracos como forma de protesto, pois seu voto pode garantir a candidatura de outro vereador em razão do quociente eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...