quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Incra elabora estudo sobre mercado de terras no Oeste do Pará‏

No documento constarão os novos valores médios da terra nua por hectare e município.


 A Superintendência Regional do Incra no Oeste do Pará iniciou o trabalho de atualização da Planilha de Preços Referenciais (PPR), considerado um estudo sobre o mercado de terras, que englobará toda a região. No documento constarão os novos valores médios da terra nua por hectare e município.
Além de servir como parâmetro para processos de desapropriações de terras com o fim de se criar projetos de assentamento e indenizações de imóveis afetados por barragens ou terras indígenas, por exemplo, a PPR poderá ser utilizada por agentes do mercado de terras.
Atualmente, há uma equipe do Incra em campo, cujas atividades já foram encerradas nos municípios Prainha e Placas. A partir de agora, o trabalho segue para Altamira, Belterra e Santarém.



No total, nove equipes, cada uma composta por um engenheiro agrônomo e um técnico, estarão envolvidas no levantamento de dados para atualizar a PPR. Além de servidores lotados em Santarém, participarão do trabalho profissionais vindos de Brasília (DF), Marabá (PA) e Fortaleza (CE).

Nova metodologia: A atualização da PPR dos municípios que compõem o Oeste do Pará marca a aplicação de uma nova metodologia de trabalho do Incra, que contemplará mais informações. Serão consideradas as diferentes tipologias de imóveis com valor comercial, como os que são empregados para a pecuária ou o plantio de cacau.

Como amostragem, as equipes visitarão, em média, 25 imóveis por município, com foco naqueles negociados nos últimos 12 meses. Para a composição da PPR, serão avaliados aspectos como a localização, o acesso e as atividades agropecuárias desenvolvidas nos imóveis e municípios.

Preceitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Manual de Obtenção de Terras do Incra orientam o estudo sobre o mercado de terras no Oeste do Pará.

Segundo o coordenador do grupo de trabalho responsável pela atualização da PPR no Oeste do Pará, Carlos Shigeaky Weky Silva, a expectativa é que os resultados sejam apresentados até o final de novembro.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Incra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...