sábado, 27 de outubro de 2012

Saiba por que um navio de muitas toneladas não afunda.


Existem duas forças de natureza contrária que ajudam os navios a se manterem sobre a água: o empuxo, que age de baixo para cima e o peso, que age de cima para baixo. Um navio de muitas toneladas só consegue flutuar em virtude do equilíbrio entre essas duas forças.
Para que esse equilíbrio seja atingido é necessário que o peso seja igual ao empuxo. Chamamos de empuxo a força exercida por um líquido sobre qualquer corpo que flutue nele ou que nele esteja submerso.


Quando mergulhamos um objeto na água, notamos que ele sofre a ação de uma força no sentido vertical que o empurra para cima, certo? Dessa forma, se a pressão na parte de cima do navio for igual a da parte debaixo, as duas forças se igualam e a pressão se torna nula.
É importante saber que quanto maior a densidade e o volume do líquido deslocado, maior será o empuxo. Os navios, por possuírem estruturas ocas, apresentam uma densidade média menor do que a densidade da água.
Com o tempo  o homem passou a dominar certos preceitos da física e hoje consegue manipular seus efeitos para atingir objetivos. Veja os submarinos, eles usam enormes reservatórios que podem ser preenchidos com água (para submergir) ou esvaziados (para flutuar). (Curiosidades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...