sexta-feira, 19 de outubro de 2012

AGRICULTURA FAMILIAR E ARTESANATO TRAIRENSE SÃO DESTAQUE NA 23ª EXPOAGROINDUSTRIAL DE ITAITUBA

Prefeito e Secretário de Agricultura de Trairão, ladeados
por agricultores e artesãs Trairenses.

A agricultura familiar e o artesanato de Trairão estão muito bem representados e aos poucos vem ganhando espaço na região e também em todo o Estado, prova disso é a boa aceitação dos produtos genuinamente Trairense que estão sendo expostos na 23ª Agroindustrial de Itaituba, no Oeste Paraense.
Nesta quinta-feira (18), aconteceu o lançamento de um produto de nossa Cidade que já é sucesso em toda região e que vem sendo preparada para conquistar novos mercados, a Bananita da Amazônia. 
A marca Bananita sendo apresentada pelo locutor da rádio
da feira.
A marca é produzida pelo casal, Elias e Maria Ferreira, a Morenita, ambos são produtores rurais e também, os maiores exportadores de banana do Município de Trairão, são proprietários da exportadora Pacovan, todavia, com a finalidade de agregar valor à produção e aumentar a renda da família, recentemente eles decidiram produzir a banana frita. O negócio vem dando certo e o sonho do casal com espírito de empreendedor é comercializar toda a produção deles em embalagens dentro dos padrões de qualidade e certificação.
Prefeito visitando o estande dos produtos Trairenses.
Cabe destacar que esse sonho já está se tornando realidade, graças à parceria com os órgãos SEBRAE e SENAR e o total apoio da Prefeitura Municipal de Trairão cujo gestor maior, Danilo Miranda, foi pessoalmente, junto com o Secretário  de Agricultura, Ilson Almeida, presenciar e prestigiar o lançamento da marca que está sendo muito elogiada e apreciada pelos Itaitubenses, bem como o artesanato de nossa Cidade.
As belas modelos que desfilaram com
os vestidos confeccionados com a fibra
da banana.

ARTESANATO TRAIRENSE, DE TRAIRÃO PARA O MUNDO.
Outro destaque Trairense e que abrilhantou em muito o evento do SEBRAE na noite desta quinta-feira (18), foi a apresentação de um trabalho inovador que vem sendo desenvolvido em Trairão por um grupo de mulheres que descobriram na banana uma infinidade de oportunidades para gerar renda. A AMAAT, Associação das Mulheres e Artesãs do Município de Trairão, produz doces e licores a base da fruta, elas produzem também um lindo artesanato confeccionando bolsas, sandálias, acessórios diversificados e roupas feitas com a fibra da bananeira, produtos que os itaitubenses estão tendo a oportunidade de conhecer durante a 23 ª Agroindustrial daquele Município. Cabe destacar que a AMAAT participa pela segunda vez da Feira Agropecuária de Itaituba e sempre leva o resultado de um trabalho que desenvolve dentro de nossa Cidade com os derivados da banana: Comidas, Bebidas e artesanato. 
Prefeito de Trairão e convidados assistindo às apresentações de
agricultores da região.
Para demonstrar a importância de seu trabalho a associação levou para o evento deste ano dois modelos exclusivos da mais alta confecção do artesanato Trairense. São peças criadas sob medidas para pessoas que possuem olhares criativos e sobre tudo ecologicamente correto.
Os modelos alternativos para festas e eventos foram apresentados em desfile por duas lindas modelos Trairenses: A Marcele, 17 anos; e a Juliana,16. 
Lindíssimas modelos Trairenses que encerraram o evento
com um belo desfile com os vestidos confeccionados com a
fibra da bananeira.



As duas esbanjaram charme e beleza usando dois vestidos diferentes, confeccionados a partir da fibra da banana com flores em crochê e sementes como se fossem miçangas, também fez parte do look, lindos acessórios como, brincos, tiaras e sandálias trabalhadas em tranças nas pernas, entre outros; todos dando um charme a mais aos modelitos que servem para ser usados em baladas e festas mais tradicionais. Foi um verdadeiro sucesso a apresentação Trairense na 23 ª Expo agroindustrial de Itaituba e este sucesso todo é o resultado da parceria entre produtores rurais, artesãs, SEBRAE/ SENAR e ainda o total apoio da Prefeitura Municipal de Trairão que durante a administração de Danilo Miranda, nunca mediu esforços em oferecer cursos de especialização para a população em geral assim como também em dar total suporte para que este tipo de trabalho seja divulgado e realizado em todo o Estado do Pará. 
Prefeito e o empresário Dailson ( Tapajós Motos Trairão) visitando o
estande da Casa do Garimpeiro.
Ao se pronunciar, o Prefeito Danilo, disse está muito feliz pelos os agricultores Trairenses estarem produzindo produtos de qualidade...
 “Fico feliz também pelos parceiros que temos em nosso município, SEBRAE E SENAR que sempre estão presente e quero enfatizar aqui que as portas de Trairão estão abertas, quando precisarem contem com a Prefeitura Municipal de Trairão”. Concluiu o Gestor maior Trairense enfatizando ainda que vai brigar por uma agencia bancária em Trairão e esta é uma  de suas prioridades para seu segundo pleito. 
Danilo visitando o local do curso técnico de 
alimentação escolar, ministrado
 pela nutricionista Luciana Touta.
Danilo visitou ainda vários outros estandes da Feira, como o da Casa do Garimpeiro que vende produtos de diversas linhas para a agricultura familiar, o curso técnico de alimentação escolar, onde ouviu a nutricionista Luciana Touta que ministrou o citado curso na feira e visitou ainda o sistema de irrigação de horta desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Paulo Edenilson, as visitas foram a fim de trocarem experiencias para que futuramente as mesmas possam beneficiar os pequenos agricultores Trairenses.
Os produtores rurais, Elias e Morenita, agradeceram a parceira do SEBRAE/SENAR e ainda o total apoio que vêm recebendo da Prefeitura de Trairão, pois sem este apoio e parcerias, a caminhada com certeza seria bem mais difícil e dificilmente estaríamos aqui hoje, conclui Morenita.
Prefeito de Trairão ouvindo as informações o engenheiro agrônomo Paulo Edenilson Froes Lemos  sobre irrigação de horta na agricultura familiar.
Muita gente veio prestigiar e acabou levando pra casa o lindo artesanato Trairense.
Prefeito como sempre, prestigiando os trabalhos de nossa Cidade.
VEJA MAIS FOTOS, CLICANDO AQUI.

















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...