quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cacau orgânico do Pará é destaque em feira na Alemanha


O cacau orgânico produzido na região da Transamazônica, no sudoeste do Pará, é um dos produtos brasileiros que estão em exposição na maior feira de negócios do setor orgânico internacional, a Biofach, iniciada no dia 17 na cidade de Nuremberg, Alemanha, e que prossegue até o dia 20 de fevereiro.
O Pará está sendo representado por 12 pequenos e médios produtores de cacau orgânico, que pela primeira vez participam de uma feira fora do Brasil, mas já exportam, desde 2008, para a Áustria, Alemanha e empresas nacionais, como a Natura. A expectativa é formar um intercâmbio com as indústrias chocolateiras de outros países, conhecer a dinâmica do beneficiamento e produção do chocolate e conquistar novos mercados.
Certificação - O cacau orgânico paraense tem certificação reconhecida na comunidade europeia e sua produção deverá crescer cerca de 15% neste ano, segundo o gerente regional da Sagri em Altamira, João Batista. "O cacau orgânico paraense tem mercado garantido nos países produtores de chocolate, sendo que hoje a procura pelo produto é bem maior do que a oferta", informou ele.
O otimismo quanto ao crescimento da produção orgânica na região da Transamazônica, região que mais produz cacau no Pará, se deve principalmente ao Centro de Referência de Produtos Orgânicos, construído com apoio do governo do Estado. O centro será inaugurado no próximo dia 27, em Altamira, e receberá a produção de oito cooperativas da região. Os produtos serão organizados, passarão por testes de laboratório para classificação e serão embalados para exportação.
O Pará produz 60 mil toneladas de cacau, a segunda maior produção do país, ficando atrás apenas da Bahia. Só a Transamazônica produz 40 mil toneladas, com 10 mil famílias envolvidas na atividade cacaueira na região.

(Ecoamazonia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...