quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pará vive nova onda de gripe suína

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), Ana Helfer, disse que o Pará já vive a segunda 'onda' de casos de gripe A e que o vírus H1N1, responsável pela doença, é o atual causador de todas as ocorrências. Somente este ano foram contabilizados onze diagnósticos positivos e três mortes. Acredita-se que houve um relaxamento na prevenção. Agora, cerca de 160 mil doses de vacina já estão com a secretaria.
O que a diretora classifica como onda é o rápido crescimento dos casos confirmados da doença depois de meses com índices baixos e considerados estáveis. De dois a três casos por semana, o Pará passou a ter doze em uma só semana, este mês. 'Estamos sim entrando em processo de transmissão mais facilitado que há sete meses', admitiu em entrevista coletiva ontem na Sespa para explicar a situação diante do surgimento de casos novos noticiados pela imprensa.
O balanço da Sespa aponta onze casos de gripe A, também conhecida como gripe suína, somente este ano. Um total de 29 suspeitas foram descartadas e seis ainda estão sendo investigadas. Três pessoas já morreram e um quarto óbito ainda não teve o diagnóstico da doença confirmado. Todas vítimas fatais são mulheres, duas na faixa dos 20 aos 30 anos de idade e uma acima dos 50. Cada uma morava em um município diferente: Belém, Cametá e São Domingos do Capim, no nordeste paraense.

O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...