sábado, 13 de fevereiro de 2010

Dendê: Pará no topo da produção do país

O dendê é uma planta africana mas, trazida pelos escravos em meados do século XVII, adaptou-se tão bem por aqui que muitos se surpreendem quando ficam sabendo que a palmeira não é genuinamente brasileira. Hoje o País produz cerca de 200 mil toneladas de óleo do fruto por ano sendo que, de cada 10 litros, oito são produzidos no Pará, que tem ainda, em seu território, sete das 12 indústrias de processamento do óleo localizadas no Brasil. Entre 70% e 80% do território paraense, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, são propícios para o cultivo do dendê, que tem dois grandes pólos de desenvolvimento da cultura. O primeiro abrange os municípios de Tailândia, Moju e Acará, ao sul de Belém, e o segundo junta Benevides, Santa Izabel, Santo Antônio do Tauá, Castanhal e Igarapé-Açu, no nordeste do Estado.

 
Apesar de suas dimensões continentais, a produção de óleo de dendê no Brasil, que tem a maior área mundial potencial adequada para a cultura, sendo o 15º maior produtor, ainda é bem pequena, correspondendo a pouco mais de 1% do total mundial, que é de 15,3 milhões de toneladas/ano. Os maiores produtores mundiais são a Malásia e a Indonésia. “Contudo, nosso território é muito mais vasto e nossas possibilidades de crescimento também são muito maiores”, informa Nicolau Calfat, diretor agrícola da Agropalma, considerado um dos maiores projetos de exploração de dendê do Brasil.

 
O dendê gera renda, milhares de empregos diretos, ajuda a fixar o homem no campo e também a recuperar áreas agrícolas alteradas no Pará. Trata-se ainda de uma cultura bem versátil, sendo que dela se aproveita os óleos extraídos da semente (óleo de palma), do mesocarpo (óleo de palmiste), os cachos, resíduos do processo de extração do óleo (glicerina) e uma infinidade de outros usos, incluindo a produção de combustíveis alternativos e bioeletricidade. Seu processo de coleta é artesanal. Tudo começa com a extração dos cachos nas palmeiras. Em seguida, o produto é embarcado em tratores e posteriormente em caminhões basculantes até o local onde será extraído o óleo. O óleo bruto segue, em balsas através dos rios Acará e Moju, até a refinaria. As mudas para plantação são adquiridas junto à Embrapa ou importadas.

Por que se orgulhar?
O Pará responde por 80% da produção nacional de dendê, sendo que sete das 12 indústrias de processamento de óleo do fruto, no Brasil, estão no território paraense. O dendê é um fruto que proporciona ótimas oportunidades de negócios para o Pará e o Brasil, é considerado uma excelente cultura de desenvolvimento sustentável, que gera milhares de empregos e beneficia milhares de famílias no Estado. É ainda um produto que origina pratos tradicionais da culinária paraense, como o vatapá e o caruru, além de detergentes, sabonetes e outros produtos de limpeza.

Fonte : Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...