segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SANTARÉM:Secretários de Saúde discutem sobre Central de Regulação e acesso aos Serviços do Hospital Regional

Na tarde da última quarta-feira (03), no Encontro de Gestores da Macrorregião Norte, Secretários de Saúde e representantes dos 19 municípios da região, o coordenador da Central de Regulação, Walter Sinumbú, e o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, Sr. Hebert Moreschi, discutiram estratégias para a melhoria no fluxo de marcação de exames, consultas, internações e cirurgias feitas pela Central de Regulação para o Hospital Regional, Hospital Municipal e demais hospitais conveniados.


Hebert iniciou sua apresentação demonstrando a evolução dos atendimentos realizados nos últimos anos no HRBA, sob a gestão da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Moreschi fez um detalhamento dos serviços e especialidades do Hospital Regional e esclareceu dúvidas quanto a ativação da Radioterapia, Cirurgia Cardíaca e Obstetrícia de Alto Risco, que estarão em pleno funcionamento no decorrer do segundo semestre deste ano. Hebert mostrou que o HRBA já está com 35 especialidades e serviços de alta e média complexidade em funcionamento, representando 92% da capacidade instalada. Também ressaltou a evolução do Hospital Regional, saindo de 160.000 atendimentos em 2008 e chegando a marca de 410.000 em 2009, o que demonstra a maior abrangência do HRBA em toda a região do Baixo Amazonas.


Os diversos municípios do Oeste do Pará apontaram dificuldades no processo de agendamento através da Central de Regulação, hoje executado pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, em Santarém e, por conseqüência, do acesso aos serviços do HRBA.


Para solucionar o problema, o Colegiado dos Secretários apontou duas alternativas: a primeira, que deve ser implantada imediatamente, é estruturar uma equipe da Central dentro do Hospital Regional, para realizar agendamentos exclusivamente para os seus serviços. A Segunda medida sugerida é a absorção da Central de Regulação pelo Estado, através da SESPA. Foi redigido um documento do encontro com essas sugestões e solicitações que será enviado para a SESPA Belém e o Colegiado de Secretários esperam a sua aprovação e implantação o quanto antes.


Hebert Moreschi afirmou que um dos seus principais objetivos frente a gestão do Hospital Regional é o fortalecimento da parceria com os municípios da Região Oeste do Pará e que o HRBA está de portas abertas para discutir sobre sugestões, oportunidades de melhoria e fazer com que a população do Baixo Amazonas tenha acesso rápido e eficaz aos seus serviços.
 
( FONTE : ASCOM  HRBA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...