quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Altamira já sofre fluxo migratório por causa de usina de Belo Monte

A cidade de Altamira, no Sudoeste do Pará, já está sofrendo um fluxo migratório por causa da notícia da liberação da Licença Prévia da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. As informações são do Conselho de Segurança do município, que vem discutindo medidas para reforçar as ações na área de segurança em virtude do aumento populacional esperado com o início das obras, previsto para o ano que vem.


Uma das constatações do conselho é de que já existe um pequeno aumento do número de pessoas que chegam à cidade em busca de oportunidades de emprego, apesar de apenas a Licença Prévia ter sido liberada até o momento. Segundo informações das Polícia Civil e Militar, tem pessoas chegando de cidades vizinhas e até de outros Estados, como Macapá, depois da notícia de que obra estava licenciada.


Até o momento, o número de pessoas que chega à cidade ainda é bem pequeno, mas as autoridades da área de segurança já demonstram preocupação, pois a cidade não tem estrutura para receber um grande fluxo populacional. Além disso, a prefeitura de Altamira não tem feito nenhuma ação para preparar a cidade, deixando os serviços públicos à míngua, sem condições de atender nem mesmo a atual população do município.


Em uma recente vistoria realizada no Hospital Municipal de Altamira, o Ministério Público Federal constatou que o lugar se encontra em total abandono, sem condições de atender a população. Sujeira por todos os lados e até urina armazenada em garrafas pet foi encontrados, mostrando o descaso do poder público municipal com a saúde e apontando que o atual sistema não tem condições de suportar um aumento de demanda.


Outro problema é o trânsito da cidade, que já está ficando caótico, devido à falta de atuação dos órgãos de trânsito. O Detran, órgão do governo estadual, se limita a fazer blitz na cidade e a multar os condutores, mas não desenvolve nenhuma campanha educativa de maior alcance. O município também não faz a sua parte o aumento do número de veículos vai provocar um verdadeiro caos no trânsito.

A sociedade da região está discutindo com os governos estadual e federal a implantação de um amplo programa de desenvolvimento regional, que prevê investimentos para preparar a cidade de Altamira e outras da região para o empreendimento, mas até o momento o que existe são apenas promessas. Se a região não receber investimentos antes do início da construção da Belo Monte, Altamira vai se transformar num grande formigueiro humano, sem condições de oferecer dignidade às pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...