A Sexta-Feira Santa é repleta de tradições católicas. Uma delas é a encenação da Via Sacra, em que a história de vida e morte e ressurreição de Jesus Cristo é retratada por fiéis. Com a Paixão de Jesus, comtemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado.
Na tarde desta Sexta-Feira Santa, o grupo de jovens da Igreja Nossa Senhora Aparecida encenou a peça Paixão de Cristo, Via Sacra ou mesmo Via Crúcis, que quer dizer “caminho da cruz”. A encenação que já é tradição em trairão é um ato de fé emocionante e que atrai centenas de fiéis, os quais acompanham a procissão, presenciando um espetáculo à parte com jovens atores Trairenses vivenciando verdadeiramente os personagens, fazendo com que a apresentação teatral se torne mais envolvente a cada ano. A procissão contou ainda com o Grupo de Cânticos da nossa Igreja matriz que entoavam ao vivo, hinos alusivos à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pilatos lavando as mãos |
A encenação começou em frente à Igreja São Raimundo Nonato, no Bairro Industrial, e pelo roteiro traçado pela coordenação da peça Paixão de Cristo, os jovens atores cruzaram as principais ruas da Cidade, e por onde passava despertava a atenção especial dos Trairenses que em diferentes pontos , presenciaram a história que nos mostra Jesus entregue aos Soldados Romanos, que, insultam, humilham, batem, obrigam Jesus a carregar um Cruz a caminho do Calvário, saldados esses que tentam impedir o encontro de sua Mãe Maria com seu filho em sofrimento, tentam barrar a aproximação de Veronica que enxuga o rosto banhado de suor e sangue de Jesus; saldados que disputam as vestes de Jesus na sorte, e por fim o crucificam.
Jovens emocionadas, representando as mulheres de Jerusalém vivenciaram verdadeiramente suas personagens emocionando também os fiés que seguiam a procissão. |
Com as talentosas encenações que refletiam a dor, o sofrimento e a angústia de Jesus, era público e notório a emoção no rosto de cada munícipe que acompanhava a Via Sacra. Do coração de Cristo brota sangue e água. O sangue da redenção, a água da salvação. O sangue é sinal daquele maior amor, a vida entregue por nós, a água é sinal do Espírito, a própria vida de Jesus que agora, como em uma nova criação derrama sobre nós.
Padres, Lalon, Gregório e Boing acompanharam a Via Sacra em Trairão. |
ATENÇÃO, PARA VER MELHOR AS FOTOS, CLIQUE NA IMAGEM.
gostei do sherek kkkkkkk.
ResponderExcluir