sábado, 7 de abril de 2012

Sexta-feira santa em Trairão, jovens atores encenam a Paixão de Cristo

A Sexta-Feira Santa é repleta de tradições católicas. Uma delas é a encenação da Via Sacra, em que a história de vida e morte e ressurreição de Jesus Cristo é retratada por fiéis. Com a Paixão de Jesus, comtemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado.
Na tarde desta Sexta-Feira Santa, o grupo de jovens da Igreja Nossa Senhora Aparecida encenou a peça Paixão de Cristo, Via Sacra ou mesmo Via Crúcis, que quer dizer “caminho da cruz”. A encenação que já é tradição em trairão é um ato de fé emocionante e que atrai centenas de fiéis, os quais acompanham a procissão, presenciando um espetáculo à parte com jovens atores Trairenses vivenciando verdadeiramente os personagens, fazendo com que a apresentação teatral se torne mais envolvente a cada ano. A procissão contou ainda com o Grupo de Cânticos da nossa Igreja matriz que entoavam ao vivo, hinos alusivos à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pilatos lavando as mãos
A encenação começou em frente à Igreja São Raimundo Nonato, no Bairro Industrial, e pelo roteiro traçado pela coordenação da peça Paixão de Cristo, os jovens atores cruzaram as principais ruas da Cidade, e por onde passava despertava a atenção especial dos Trairenses que em diferentes pontos , presenciaram a história que nos mostra Jesus entregue aos Soldados Romanos, que, insultam, humilham, batem, obrigam Jesus a carregar um Cruz a caminho do Calvário, saldados esses que tentam impedir o encontro de sua Mãe Maria com seu filho em sofrimento, tentam barrar a aproximação de Veronica que enxuga o rosto banhado de suor e sangue de Jesus; saldados que disputam as vestes de Jesus na sorte, e por fim o crucificam.

Jovens emocionadas, representando as mulheres de Jerusalém
  vivenciaram verdadeiramente suas  personagens emocionando
também os fiés que seguiam a procissão.
Com as talentosas encenações que refletiam a dor, o sofrimento e a angústia de Jesus, era público e notório a emoção no rosto de cada munícipe que acompanhava a Via Sacra. Do coração de Cristo brota sangue e água. O sangue da redenção, a água da salvação. O sangue é sinal daquele maior amor, a vida entregue por nós, a água é sinal do Espírito, a própria vida de Jesus que agora, como em uma nova criação derrama sobre nós.

Padres, Lalon, Gregório e Boing acompanharam a Via Sacra em Trairão.
ATENÇÃO, PARA VER MELHOR AS FOTOS, CLIQUE NA IMAGEM.



























































































Um comentário:

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...