quinta-feira, 15 de setembro de 2011

BR 163, Novo progresso, índios mantêm decisão de queimar pontes

Índios Kayapós estão decididos cumprir com promessa de queimar pontes na rodovia BR-163, mas segundo reporta imprensa,no município de Novo Progresso.

Há dois dias ocorrem vários zunzunzuns na cidade, dando conta de que índios já estariam dentro do município, a fim de apreenderem os maquinários da CBEMI, empresa responsável pela pavimentação de um trecho da BR 163 que passa por Trairão. Ao que parece, não passam de boatos, até agora, a briga dos índios Kayapós é com empresas que atuam no município de Novo Progresso.

Em matéria reportada pelo jornal Folha do Progresso e transcrita aqui,no Portal Trairense, segundo o coordenador da Fundação Nacional do índio(Funai)Luiz Carlos Sampaio(CTL de Novo Progresso),os índios reivindicam ações de compromissos firmados anteriormente pelo DNIT no comando do ex-diretor Luiz Antonio Pagot, que seriam as melhorias dos ramais de acesso a TI Mekragnotire e conclusão dos ramais TI Baú, além de casa de saúde e casa de artesanato, que argumentam eles ser compromisso do Governo Federal através de seus representantes no município em meados de abril passado. (Veja a matéria aqui)


O vereador Adécio Piran de Novo Progresso, reporta em seu blog,  que esteve pela manhã de hoje na sede da Funai, afirma o edil que encontrou alguns índios reunidos e conversou com o líder da tribo(Dotor) o qual alega que uma turma já está na estrada aguardando a chegada dele Dotor, o chefe afirma ainda que estas conversas do DNIT não resolvem nada, “queremos as máquinas trabalhando na vicinal e o início das obras prometidas”, argumentou o índio.


Conforme foi noticiado anteriormente pelo jornal Folha do Progresso, o prazo concedido pelos índios foi de 48 horas e já se esgotou.


A prefeita madalena Hoffman está em Brasília e anunciou o interesse do DNIT em vir negociar com os índios, inclusive baixou uma nota designando pessoa oficialmente do órgão para ir ao município de Novo Progresso intermediar as negociações,  mas os lideres indígenas não aceitam esse tipo de proposta, querem os chefes naquele município, o diretor do DNIT e o ministro do Transportes.


PÉ DE GUERRA
O Blogueiro Reginaldo postou "O BICHO VAI PEGAR", segundo ele, alguns dirigentes de empresas construtora da rodovia ameaçam invadir a FUNAI e retomar as chaves das máquinas apreendidas pelos índios, caso isto venha acontecer ninguém imagina o resultado,  reporta o vereador Adécio, que os indígenas  estão pintados para guerra. "Se os índios, não liberarem os carros, caminhões e máquinas, até amanhã ao meio dia, irão invadir a sede onde eles estão e tomar as chaves dos veículos a força! vamos preparados para tudo",disse a nota. O Clima na cidade é tenso,  porque a população está agindo contrária à decisão dos indígenas, e não concordam com atitudes dos índios. Mais noticias a qualquer momento. Com informações do blog do Adécio Piran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...