sexta-feira, 30 de setembro de 2011

IBOPE: aprovação de Dilma aumenta 4 pontos e chega a 71%


A presidente esteve nesta sexta-feira com representantes de comunidade
 quilombola em São João da Ponte (MG)

Foto: Roberto Stuckert Filho, PR/Agência Brasil


Pesquisa do Instituto Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta sexta-feira aponta que a aprovação da presidente Dilma Rousseff chegou a 71%, quatro pontos percentuais acima do último levantamento, datado de julho. O índice de desaprovação da chefe do executivo caiu também quatro pontos, alcançando o patamar de 21%.

Em início do governo, Dilma se iguala ao desempenho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tinha 69% em setembro de seu primeiro mandato, e supera a aprovação de Fernando Henrique Cardoso, que tinha 57% em sua primeira gestão. "Claramente o começo do governo Dilma está melhor que os demais governos. Ela traz o espólio positivo do governo anterior. Nesse momento, claramente a Dilma tem uma situação melhor avaliada. Herdou uma popularidade que o Lula tinha", comentou o gerente-executivo da unidade de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.


Quando questionados sobre o desempenho do governo federal, 51% dos entrevistados consideraram que a atual gestão é ótima ou boa, enquanto outros 34% a consideram regular. A avaliação do governo é considerada negativa por 11%.  Ainda que a avaliação governamental tenha oscilado três pontos percentuais desde a pesquisa CNI/Ibope de julho, a expectativa com relação ao restante do governo da presidente Dilma Rousseff ficou praticamente estável, variando de 55% em julho para 56% em setembro. A estabilidade também foi verificada entre aqueles que tem expectativa de que o governo irá ser "regular" - 25% em julho e 26% em setembro - e entre os eleitores que estimam que a gestão será negativa - 13% em julho e 11% em setembro.


Conforme a CNI/Ibope, o percentual dos entrevistados que confiam na presidente Dilma voltou a crescer após uma expressiva queda nos últimos levantamento e chegou a 68%. "Embora ainda abaixo do registrado em março (74%), a aprovação da presidente mantém-se em patamar elevado", diz a CNI.


Sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma tem feito com governo "igual" ao do antecessor e padrinho político na avaliação de 55% dos eleitores. A gestão da primeira mulher no cargo mais alto da administração pública é melhor que a de Lula para 15% e pior para 26% dos entrevistados.  A margem de erro da pesquisa CNI/Ibope é de dois pontos percentuais. O levantamento foi realizado dos dias 16 a 20 de setembro com 2002 pessoas em 141 municípios. (Portal Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...