quinta-feira, 15 de setembro de 2011

INDIOS QUEIMAM PONTE E INTERDITAM BR 163

Minutos após o fechamento da rodovia,caminhões e carros se aglomeram em filas no local.


índios armados no momento em que  ponte queimava
A promessa feita pelos lideres indígenas Kayapó, foi realizada hoje, Quinta-Feira (14), por volta das 13:00horas. Guerreiros kayapós atearam fogo em uma ponte no trecho Novo Progresso /Guarantã do Norte –MT aproximadamente 16 quilômetros da cidade de Novo Progresso.Os índios estão com todo arsenal de guerra, inclusive com armas de fogo.

A reportagem da Folha do progresso foi a primeira a chegar.
Com o fogo recém aceso, os guerreiros cantam entoadas de guerra, e não passa mais ninguém pelo local. A ponte escolhida por eles estava entre as três que ameaçam queimar, esta é estratégia, uma das poucas que não tem como driblar o acesso, o fogo lentamente aumenta queimando o centro da ponte de madeira. (foto)

Minutos após o fechamento da rodovia, caminhões e carros se aglomeram em filas no local. A equipe de reportagem da Folha do Progresso manteve contato pela manhã com a FUNAI a reportagem conversou com o chefe guerreiro “Dotor”, que disse não concordar com a negociação feita pela prefeita de novo Progresso em Brasília, “índio não quer papel, nada que eles prometem cumprem, só aceitaremos acordo com o Diretor do DNIT aqui, para cumprir o que prometeram”, nós queremos máquinas na vicinal trabalhando, só assim poderemos negociar, argumentou o líder indígena.


A prefeita madalena Hoffman esta em Brasília,  e anunciou nesta manhã que o DNIT tem interesse em vir negociar com os índios, inclusive o órgão baixou uma nota designado oficialmente representante para vir ao município de Novo Progresso intermediar as negociações, mas os lideres indígenas não aceitam este tipo de proposta, querem a permanência no município do o diretor do DNIT e o ministro do Transportes.


Os índios aproveitaram a equipe da Folha do Progresso para mandar um recado, "caso o DNIT demorar atenderem suas promessas, as máquinas vão ser incendiadas, vamos queimar uma por dia",disse o Índio. Fonte com fotos: Folha do Progresso.
Leia também:
- Na BR 163, índios Kaiapós paralizam obras, ameaçam queimar pontes e queimar máquinas.
- índios mantêm decisão de queimar pontes.
índios comemorando o incendio da ponte.

Ponte queimando

índios dançando a dança da guerra


2 comentários:

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...