segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Morre o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il

Líder morreu de ataque cardíaco durante viagem de trem, diz KCNA.Seu sucessor seria o filho, Kim Jong-un, informam as agências de notícias.
Kim Jong-il, morreu aos 69 anos. (Foto: Arquivo / G1)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, de 69 anos, morreu, informaram nesta segunda-feira (19) a televisão estatal do país comunista, a KCTV e a agência de notícias sul-coreana Yonhap. O sucessor de Kim Jong-il seria seu filho, Kim Jong-un, informam as agências internacionais de notícias.
              Kim morreu no último sábado (17), às 8h30 (horário local, 21h30 de sexta-feira, 16, em Brasília), devido a um ataque cardíaco, informou a agência estatal KCNA. Anteriormente, a Yonhap havia dito apenas que a morte decorreu de “fadiga física” durante uma viagem de trem.
              "Nosso querido líder Kim Jong-il morreu no sábado ,17, às oito e meia da manhã, enquanto viajava para realizar suas funções de liderança", disse, entre lágrimas e com traje de luto, a apresentadora do canal norte-coreano.
              A KCTV detalhou que Kim "morreu de um grande esforço mental e físico" durante uma viagem de trem.
              No último ano, seu filho mais novo, Kim Jong-un, se consolidou como o mais provável herdeiro. Presume-se que ele tenha 29 anos. Ele já havia sido nomeado general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores em 2010.
 17 anos no poder
             Kim Jong-il estava à frente da dinastia comunista hereditária norte-coreana há 17 anos, nos quais governou com mão de ferro um regime baseado no culto à personalidade.
              Desde a apoplexia sofrida há mais de três anos, suas aparições públicas foram poucas e nelas mostrava uma figura cada vez mais frágil e decrépita, embora sempre com seus inseparáveis óculos de sol e uniforme militar, que se transformaram em sua marca registrada.
              Este ano, o líder norte-coreano tinha viajado em maio em seu trem blindado à China, principal aliado da Coreia do Norte, e em agosto também usou o mesmo meio de transporte para ir ao extremo oriente da Federação Russa.
Alerta na Coreia do Sul
              Pouco depois do anúncio norte-coreano, em Seul o Exército da Coreia do Sul declarou um alerta por causa da morte do líder do país vizinho. O governo sul-coreano também estabeleceu um plano de emergência.
              Pouco depois da confirmação da morte do líder norte-coreano, a Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, operou em queda de 4,87% e fechou em baixa de 3,43%.
Fome e armas nucleares
Kim Jong-il herdou a liderança da Coreia do Norte de seu pai, Kim Il-sung.
              Logo depois que Kim Jong-il assumiu o poder, a Coreia do Norte enfrentou uma época de muita fome, causada por reformas econômicas que fracassaram e lavouras abaixo do esperado. Com isso, estima-se que dois milhões de pessoas tenham morrido.
              O regime do líder norte-coreano foi muito criticado por abusos dos direitos humanos e permaneceu isolado devido ao seu programa de armas nucleares.
              Durante o governo de Kim Jong-il os recursos do país foram voltados para os militares e, em 2006, a Coreia do Norte realizou seu primeiro teste nuclear. Três anos depois, o país realizou o segundo teste. Negociações envolvendo vários países para desarmar a Coreia do Norte estão paradas há meses.
saiba mais

VEJA IMAGENS DE KIM JONG-IL
VEJA VÍDEOS DE KIM JONG-IL
Kim Jong-Il e filho aparecem para o aniversário do regime norte-coreano
TV estatal mostra novas imagens de provável futuro líder norte-coreano
Filho de Kim Jong-il ganha posto no partido único na Coreia do Norte
Filho de líder da Coreia do Norte é nomeado general
Fonte,G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...