domingo, 11 de dezembro de 2011

Saiba o que é ou não permitido fazer no dia do Plebiscito

Neste domingo, dia 11 de dezembro, o eleitor paraense terá que decidir nas urnas, se o Estado do Pará será dividido ou não, para a criação de mais dois estados, Tapajós e Carajás.
              Para que tudo ocorra na maior segurança e tranquilidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), informa aos votantes:
              Durante a votação será permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor a cada corrente defendida pelas Frentes, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
              Por outro lado, fica proibida, até o término do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e os instrumentos de propaganda referidos acima, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.
              Lei Seca - Além disso, será proibida também a comercialização ou ingestão de bebida alcoólica nos horários que compreendem a votação.
              Popularmente apelidada de 'Lei Seca', a proibição estará em vigor a partir da meia-noite deste sábado (10) até às 18h do domingo (11). A determinação limita o comércio e fornecimento gratuito de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, lanchonetes, boates, lojas de conveniência e quiosques, além dos vendedores ambulantes.

              Pesquisa - A terceira e última pesquisa do Datafolha realizada antes do plebiscito aponta que amaioria dos paraenses é contra a divisão do Pará para a criação de dois novos Estados.
              Segundo os dados, 65% dos eleitores dizem que votarão contra a criação do Estado de Carajás, e 64% são contra a criação do Tapajós.
              A pesquisa - divulgada nesta sexta-feira (9) - foi encomendada pela TV Liberal, TV Tapajós e jornal Folha de São Paulo ao Instituto DataFolha, que ouviu 1.213 eleitores maiores de 16 anos, em 53 cidades do Pará, entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2011.
              Apuração e resultado - No domingo da votação, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, estará no Pará a fim de acompanhar de perto a votação e, após o seu término, anunciar o resultado do Plebiscito.
              Após o fechamento das 14.281 seções eleitorais, a totalização dos resultados será divulgada simultaneamente pelo sistema 'Divulga', que estará disponível para download no site do TSE na manhã de domingo. O sistema Divulga informará o número de votos dados para cada opção (SIM ou NÃO), a quantidade de seções que já tiverem os votos totalizados, a porcentagem de comparecimento ou abstenção, além do balanço de votos válidos, votos em branco e nulos.
              Foi definida uma meta pelo TRE-PA de que o resultado do plebiscito saia até a meia noite do dia 11 de dezembro. Lembrando que devido às dimensões continentais do Estado, imprevistos podem acontecer e esse prazo pode ser estendido.
              Plebiscito - Os eleitores paraenses vão às urnas participar da votação do plebiscito sobre a divisão do Pará, para a criação de dois novos estados, Tapajós e Carajás.
              Eles responderão duas perguntas: 'Você é a favor da divisão do Pará para a criação do Estado do Tapajós?' e a outra, 'Você é a favor da divisão do Pará para a criação do Estado de Carajás?'. A ordem das perguntas foi definida em sorteio pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se você é a favor da divisão para a criação de um ou dos dois novos Estados, o número é o '77' (SIM), agora se você for contra a divisão do Pará para a criação de um ou dos dois Estados, o número é o '55' (NÃO).
              O voto é obrigatório para quem tem título de eleitor do Pará. Quem estiver fora do domicílio eleitoral tem prazo de 60 dias para justificar a ausência. No dia da votação, é necessário levar título de eleitor e um documento de identificação com foto. Caso o eleitor não esteja portando o título, ele poderá votar normalmente desde que esteja com um documento de identificação com foto.
ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...