terça-feira, 23 de março de 2010

Almir: só aceita concorrer se fosse pelo governo.



Após palestra na Associação Comercial do Pará, o ex-governador Almir Gabriel reafirmou que não procedem as informações de que estaria trabalhando para ser candidato ao Senado. “De jeito nenhum. Senado nunca mais”, disse ele, que foi Senador Constituinte.
Gabriel afirmou, contudo, que aceitaria ser candidato ao governo do Estado. Almir tem reunido lideranças de vários partidos para conversar sobre os rumos do Pará e afirmou que ainda não sabe quem apoiará ao governo. “É muito cedo”. Mentor do pré-candidato tucano ao governo, Simão Jatene, o ex-governador está rompido com o PSDB, partido que ajudou a fundar e do qual anunciou desfiliação em carta divulgada em dezembro do ano passado.

Ontem, Gabriel confirmou que continua filiado ao PSDB e ao ser indagado se deixaria mesmo o partido como anunciado, disse que “tem momento e local certos para isso”.
O ex-governador proferiu palestra com o tema “Governo e Desenvolvimento” na sede da Associação Comercial do Pará. Para a plateia formada por cerca de 100 pessoas, denunciou que alguém teria ficado à frente do prédio cobrando convite o que teria feito com que cerca de 50 interessados voltassem sem ver sua fala. Gabriel afirmou saber quem estava na porta e quem mandou, mas não citou nomes.

FOMENTO
Na palestra, o ex-governador defendeu a criação de uma Secretaria de Fomento no Estado e disparou críticas contra a Vale, maior empresa com atuação no Pará e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que segundo ele quer mandar no Pará com ajuda do presidente da empresa, Roger Agnelli. Criticou também a Federação das Indústrias (Fiepa), entidade que segundo Almir “não sabe o que quer”.
Indagado pela plateia sobre o que pensa dos movimentos que defendem a divisão do Estado, o ex-governador disse ser contra a criação de Carajás. “Carajás é nosso e nunca vai deixar de ser”. Segundo ele, a defesa desse Estado é feita por “lideranças que não conseguem passar de deputado federal e querem governar um território financiado pela Vale”.
Almir disse, contudo, achar inevitável que em 12 a 16 anos seja criado o Estado do Tapajós e o território de Monte Alegre que reuniria municípios da região à margem esquerda do Tapajós. Para isso, defendeu que os vice-governadores venham dessas regiões para irem sendo preparados para assumir um futuro governo do novo Estado.

Sem poupar críticas à Fiepa, Almir disse que o comércio deveria assumir junto com os trabalhadores o comando de um movimento em defesa do Pará. Esse movimento teria como objetivo forçar as grandes mineradoras que atuam no Estado a beneficiarem a matéria-prima aqui. “Uma tonelada de bauxita custa R$ 50. O produto acabado custa R$ 3 mil. Se tivéssemos verticalização, não precisaríamos nos preocupar com a taxação da matéria-prima. Taxaríamos apenas o produto acabado”.

Dizendo ser um homem “moderno, mas não contemporâneo, adepto da lapiseira e do papel quadriculado e do tipo que não se acostumou ao computador”, Gabriel fez uma palestra recheada de números. Falou do Produto Interno Bruto e dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). (Diário do Pará).

3 comentários:

  1. Neste dia 15 de abril de 2010, o Trairão vivel mais um dia de apagão foram mais de 4horas sem energia,ninguém aguenta mais, todo dia tem curto circuito nesta cidade não tem aparelho que resista, quem vai pagar o concerto? ta na hora da Camara Municípal chamar a direção da CELPA pra dar uma explicação para a população,eu não vou nem falar dos gatos que existe na cidade de pessoas que usam aparelhos de ar condicionado sem pagar um centavo,fora os bairros que existem so na base do gato, quem paga essa conta são aquelas famílias que estão regular, isso é uma vergonha

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo Alessandro estou sempre participando do seu blog, obrigado por aceitar minhas dicas,faz uma pesquisa sobre o que esta faltando para a nossa cidade,uma enquete perguntando qual a proxima grande conquista de prioridade pára o município:Navega Pará,uma praça de alimentação com espaço cultural,uma tv local,uma radio comunitária,uma pista de avião,água encanada.

    ResponderExcluir
  3. Este é um ano eleitoral, e ano também de copa do mundo,vamos torcer pela nossa seleção,e votar com consciencia,espero que a população escolha os melhores para nos representar e que não se engane com os lobos em pele de cordeiro,não confundam eleição municipal com presidencial,vote nos deputados da nossa região pelo amor de qualquer coisa vote em deputados do oeste do pará ou de região proxima da nossa região pára que possamos criar o Estado do Tapajós, deputado de Belém não querem o Estado do Tapajós portanto óleo de peroba neles!! valeu

    ResponderExcluir

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...