quinta-feira, 18 de março de 2010

Sespa registra 17 mortes por gripe A só em 2010

Em apenas uma semana, mais quatro pessoas morreram no Pará vítimas da gripe A. No boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) ontem, os números já contabilizam 17 mortes durante os três primeiros meses deste ano. Deste total, sete eram gestantes e duas mortes aguardam resultado. Segundo os dados registrados em 2010, entre os dias 3 janeiro e 13 de março, foram notificados 283 casos com hospitalização, com 129 confirmações para gripe A (H1N1) e 43 aguardam resultado.


Os casos têm aumentado, principalmente no interior do Estado. Das mortes registradas, três ocorreram em Cametá, duas em Santarém e três em Parauapebas. Segundo a coordenadora de Imunização da Sespa, Jaíra Ataíde, na próxima segunda-feira será iniciada a campanha voltada para o grupo de crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos. A expectativa é ter 80% da população dos grupos de risco vacinados, o equivalente a 255 mil crianças e 590 doentes crônicos. Do grupo de grávidas, no qual teve a campanha iniciada no último dia 8, juntamente com os profissionais da saúde, a intenção é vacinar 150 mil gestantes.


A coordenadora ressalta a importância da população levar o cartão de vacinação, principalmente para as crianças e, para os doentes crônicos, a comprovação da doença, como um documento do médico. Ataíde lembra que esta é a maior campanha de vacinação realizada no Pará, em que cerca de 3,5 milhões de pessoas serão imunizadas. “A última campanha grande que realizamos foi a de rubéola, mas a estimativa era vacinar dois milhões”.


Por conta da quantidade de pessoas que devem buscar os postos de saúde, Ataíde orienta a população a procurar os postos lentamente. “É bom que nem todas as pessoas procurem no mesmo dia, porque a equipe que trabalha nas unidades de saúde é a mesma. Portanto, para evitar longas horas de espera, a população pode procurar se vacinar aos poucos, porque a campanha vai até abril”.


Ataíde não informou os locais de vacinação no Estado, já que a Sespa é responsável apenas pela distribuição das vacinas e cada município tem a incumbência de montar a sua programação. Mesmo com a vacina, a Sespa orienta a população a manter as medidas preventivas. “A vacina não é soberana, mas sim os cuidados, principalmente com a higiene”. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...