segunda-feira, 29 de março de 2010

SEM TERRA RETORNAM AO ACAMPAMENTO EM NOVO PROGRESSO

Depois de três anos sem realizar grandes manifestações a favor da reforma agrária, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Novo Progresso resolve voltar as margens da rodovia BR 163 para retomar as pressões contra o INCRA para assentar quatrocentas famílias que estavam acampadas na margem da BR-163 em 2007 à espera de terras a serem desapropriadas pelo Incra e saíram após promessa do órgão que prometeu resolver o problema. 


Na terça feira(22) , o movimento começou a reativar os barracos as margens da BR-163 entre o KM 1087/1088 sentido cuiaba-santarem próximo da cidade de Novo Progresso. O líder do movimento Nilton Costa Alves diz esta cansado de esperar a promessa do NCRA que tem o compromisso de assentar estas famílias já cadastrada pelo órgão, e até agora nada, cansamos de esperar estamos construindo mais de cinquenta barracas para os trabalhadores voltarem ao acampamento e ajudar nas reivindicações vamos permanecer aqui até o governo resolver nosso problema... , não queremos invadir terra de ninguém os proprietários de terras na região podem ficar tranqüilos que nosso objetivo e irmos para as terra prometida pelo INCRA . - Nossa luta pela terra sempre foi pacífica. O que nós queremos é debater com o INCRA, com o governo e a sociedade para que a reforma agrária seja agilizada no Município. E tem que ser feita antes da eleição.
Segundo ele, o movimento vai exigir que o governo assente as 500 famílias de sem-terra em torno do Município de Novo Progresso e que o governo libere as verbas para a reforma agrária. - Para assentar as 500 pessoas, o Incra precisaria de recurso. Não é problema nosso como eles vão arrumar o dinheiro - disse Nilton Costa Alves O tempo que ficarão nas barracas não esta determinado ,caso o INCRA demore para resolver o problemas dos Sem Terras, eles prometem fechar a rodovia para chamar atenção do Governo Federal e da sociedade para a gravidade do problema. 


O Senhor Nilton Costa conta com apoio do Pedro Aquinno Ex-Superintendente do INCRA de Santarém e atual presidente do SINTTRAF-sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar o qual é filiado ,segundo Nilton este é o verdadeiro sindicato representante dos sem terra o outro que tem por ai é dos ricos perdeu a ideologia finalizou... 


Os Trabalhadores acampados esperam com ansiedade a manifestação do órgão responsável pela reforma agrária na região subsidiado em Santarém para que reavive os projetos de assentamento do JAMANXIN e outro na proximidade já criados pelo INCRA na época que Pedro Aquino foi superintendente do órgão em Santarém. Os lideres do movimento já comunicaram o -DNIT- referente a permanência deles naquele local. 

Fonte:blog do Adécio Piram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...